O cara do sistema
E aí, precisamos do “CIO” ou o “Cara do Sistema” na nossa Indústria?
Quando falamos de CEO, CFO, CIO e outras siglas corporativas, nos referimos aos principais altos cargos de uma organização. Cabe esclarecer que há uma grande diferença entre CEO e CIO embora as siglas sejam parecidas.
O CIO (Chief Information Officer) e sua importância sistêmica
O CIO (Chief Information Officer) – que é o objeto deste artigo, é o Diretor de Informação ou o Chefe da Tecnologia da Informação. É o especialista focado na solução tecnológica, responsável pela área de Tecnologia da Informação e de todas as informações das operações do negócio.
Este artigo trata a importância do CIO em uma organização dando um enfoque direto, para muitos negócios menores, chamando-o de: “O Cara do Sistema”. É isso mesmo! Respeitando a relevância do cargo, o que nós, no papel de uma fornecedora de ERP percebemos é o quanto faz falta este profissional em muitas indústrias, na real, independentemente do porte delas. Ele pode ser o CIO, contudo pode ser um agente interno, mas que tenha dentre suas responsabilidades uma “tremendamente importante” que é a de cuidar do sistema (do ERP e outras aplicações integradas) da empresa. Este cuidado está alinhado a adaptação dos processos da companhia para as inovações que o software trás, bem como novas ESTRATÉGIAS, PROCESSOS e CULTURA.
Por que escrevemos esse artigo?
Simples, temos em todas as indústrias pelo menos um software que dê suporte à suas operações. Nem que seja apenas para emissão de notas fiscais, o que é raro, na prática, mesmo as pequenas, utilizam sistemas para muito mais que a emissão de documentos fiscais e aí o enfoque que quero dar: Hoje o empresário contrata o software, mas geralmente se isenta de todo o processo que ocorre depois. Quase sempre a empresa não elege um responsável “forte” por dar sustentação ao todo: a implantação, manutenção e cuidado das informações e uso no pós-implantação.
Experimentamos situações que evidenciam a importância de se ter tal agente interno. Já vimos que existe o profissional de TI, e que até possui auxiliares no setor para lhe apoiar, estão todos preocupados com a manutenção dos computadores, dos “Windows”, da internet, da segurança da rede e o backup. Mas e o sistema, o ERP? O que os usuários estão fazendo e como o estão usando ele? Quem está olhando pelos conteúdos imputados pelos Usuários? O que estão pedindo ao fornecedor do sistema é pertinente, útil e necessário? As solicitações estão alinhadas a processos e regras estabelecidas para sua indústria?
Tais questionamentos refletem diretamente nas demandas suportadas pelo fornecedor do sistema. Entendemos que este profissional da tecnologia, ou outro agente interno, deve estar alinhado tanto a questões da infraestrutura de TI quanto a de estratégias de negócios da empresa. Este especialista é um agregador de valores importante na tomada de decisões para a indústria baseadas em dados verídicos, indicadores e informações provenientes do software, que é o nosso mundo.
A relação cliente fornecedor através do CIO
Por estarmos frente a estas questões, nos preocuparmos com a relação cliente e fornecedor na área de tecnologia e características pertinentes ao perfil do profissional CIO que atualmente são esperadas no mercado, contribuem essencialmente para uma boa gestão e sucesso da permanência do software dentro da indústria.
O CIO ou, o nosso “Cara do Sistema”, é o PROFISSIONAL que atua como ponte entre a alta direção, colaboradores das equipes e fornecedores de sistemas. Por ser este interlocutor, a boa comunicação deste com TODOS garante sucesso na gestão e isso vai muito além de saber falar.
É vital para o bom desempenho da sua função e para saúde das demais áreas, que ele tenha uma comunicação clara, amigável, e que faça entender a mensagem que deseja transmitir. Garantindo assim que seja repassada aos demais, a estratégia da empresa, os processos e os resultados que ela espera alcançar.
Com uma comunicação efetiva e congruente é possível inspirar e estimular a produtividade do time. Isto se estende efetivamente a comunicação com o fornecedor do software de gestão. O desafio está em saber explicar, argumentar e detalhar de forma clara a necessidade, promovendo um trabalho satisfatório e eficiente dos dois lados, mas garantir que isto será bom, útil e agregador para a indústria.
Além de saber transmitir o que se espera, o papel do diretor de TI ou o “Cara do Sistema” está voltado essencialmente em saber gerir pessoas, equipes e mudanças. Diante de um cenário em constante transformação e evolução das tendências tecnológicas, as capacidades esperadas deste profissional é de saber acompanhar e fomentar estas mudanças trazendo para seu time estratégias que agregam valor alinhadas às necessidades do negócio e às tendências de mercado.
Conhecimento sobre a empresa e sobre o sistema
Saber aproveitar o que de melhor o sistema oferece favorece ao profissional de todas as áreas um excelente conhecimento do próprio segmento em que a sua empresa atua. Conhecer seus processos (internos/externos), suas estratégias e metas estabelecidas, para então buscar aprimoramentos, não apenas no sentido de suprir as demandas operacionais, mas para alinhar os objetivos da organização com a excelência operacional, contando com apoio da tecnologia.
Conhecer de forma ampla o funcionamento da companhia e de seus processos, incluindo soluções do ERP adquirido. Essas são características que fazem do CIO um profissional protagonista que tem condições de atuar como consultor e cocriador de negócios. Possibilitando além de compreender as necessidades de cada área, promover melhorias e soluções.
Ter o conhecimento e focar nas melhorias, nas mudanças incrementais dos procedimentos e na inovação permite que a empresa invista no que há de mais moderno. Buscando assim otimizar seus processos lado a lado ao fornecedor do sistema. Estas mudanças e este relacionamento refletem diretamente nos resultados do negócio. Gera-se assim ganhos em eficiência, produtividade e impulsionam o desenvolvimento geral da empresa.
A aquisição de recursos tecnológicos que aproveitem todo o potencial da área da Tecnologia da Informação em busca de resultados e soluções aprimoradas continuam sendo uma das tarefas importantes do CIO. Porém, deve-se refletir que tais decisões precisam ser tomadas baseadas em informações e métricas reais que podem e devem ser absorvidas pelas ferramentas do software atuantes. Com informações coerentes em mãos é possível avaliar a evolução e saúde da empresa. Isso permite tomar as melhores decisões em relação aos recursos de TI e a produtividade da própria equipe. O monitoramento de indicadores de desempenho é uma função responsável pois revela um departamento de TI promissor que estabelece, acompanha e avalia o desempenho e dados da empresa ao longo do tempo.
O Setor de TI evoluiu e mudou
Sem abandonar o DNA tecnológico, o diretor de TI deixou de ser apenas o “Cara de TI” e hoje exerce um papel mais estratégico dentro da organização, ou deveria. Conhece profundamente o segmento de mercado que a sua empresa está inserida e é capaz de tirar o máximo proveito das tecnologias que possui gerando maior valor para sua empresa. O perfil deste profissional muda paradigmas e é a oportunidade de se tornar fundamental tanto para a empresa quanto para o fornecedor do ERP adquirido. A função do CIO muda de foco em Tecnologia para foco no Gerenciamento de Informação e desta forma, os CIOs ou os “SUPER Caras do Sistema” poderão fazer com que a área de TI deixe de ser apenas um departamento de suporte a operações, passando a direcionar a essência para as soluções disponíveis e/ou quais investimentos precisam ser feitos para aprimorar os resultados.
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Indicação de leitura: “O mundo industrial”