O que é o KANBAN e como ele funciona?

O kanban é um método criado pela Toyota, lá na década de 60 para trazer mais organização aos seus estoques. Seu principal objetivo era mapear todos os processos de abastecimento e fluxos de materiais com objetivo de diminuir os desperdícios ou atrasos na produção, comuns em indústrias e que causam grandes perdas financeiras a estas. Os gestores da Toyota pensaram de uma maneira muito simples, fácil e visual para fazer todo este controle. Dessa maneira, optaram pelo uso de cartões coloridos para designar as diferentes etapas em que cada processo estava ou a disponibilidade de materiais estava.

O Kanban foi concebido para diferentes visões (aqui vamos ser objetivos e superficiais, existe farto material sobre o assunto na internet), no caso da produção, um exemplo é o seguinte: Numa linha de três ou quatro grandes processos na fabricação de veículos, estes processos tinham limitações de capacidade, assim, respeitando estas limitações (de capacidade) cada time cumpre a sua missão e coloca o cartão referente a sua etapa concluída em um quadro e a equipe seguinte se orienta por estes cartões para também cumprir sua missão e assim sucessivamente em cada etapa até a finalização do ciclo completo.

Já, vislumbrando os estoques, percebe-se que este método se tornou ainda mais interessante, independentemente de onde a necessidade se dava. Com os materiais comprados foram estabelecidas três (ou tantas quanto se desejar, o método é flexível) cores de cartões identificando os itens nos estoques e à medida que se consumia uma embalagem com cartão de determinada cor, verde por exemplo, tudo certo, ninguém se preocupa, já, quando não houvesse mais cartões verdes, o consumo da embalagem com o cartão da cor amarela, por exemplo, se acionava ao setor de compras a necessidade de comprar com prazo de até tantos dias. Agora, quando chegamos às embalagens com cartões vermelhos, “toca sirene”, se não chegar material em dois ou três dias, ou menos, a produção vai parar, dê-se um jeito de fazer chegar novo suprimento imediatamente.

Olhando deste prisma, a organização das coisas, percebeu-se que tanto para itens comprados quanto fabricados, em estoques principais ou pulmões no chão de fábrica, esta simples ferramenta se mostrava muito eficaz. Ela, como ferramenta também passou a ser adotada por outros tipos de empresas, não só para as indústrias, e migrou para o digital em ferramentas de gestão de projetos e outras ferramentas colaborativas.

No ERP Integrum existe o Kanban Digital que opera integrado com o PCP e demais áreas da gestão de estoques, compras e tantos outros. Uma aplicação usual é o abastecimento das linhas de fabricação ou montagens com itens de baixo custo e/ou alto giro que são consumidos pelas ordens de fabricação destes locais físicos, ali no meio da fábrica, nos pulmões destas áreas, e as telas de acompanhamento dão aos repositores destes estoques uma visão dos cenários de cada pulmão, por cores, como no kanban, acenando a priorização do abastecimento destes locais. O bacana disto tudo é que usando esta ferramenta, em qualquer local da empresa que acesse o módulo, pelo computador ou tablet, pode-se fazer inventários destes “pulmões”, checar a necessidade de reposição ou até o remanejo de saldos e o mais bacana é que a demanda geral o MRP (Material Requirement Planning) resolve de forma integrada no sistema.

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Paula Denise Carlos – comercial@integrum.inf.br

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Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

O Pedro por essência é um empreendedor, com formação em eletrônica, fundou sua empresa com 23 anos (e lá se vão quase 30 anos de casa). Possui profundo conhecimento das demandas de Clientes de softwares de Gestão Empresarial brasileiros (ERP´s), e as expectativas destes clientes quanto a serviços, produtos e padrões de atendimento na pré e pós-implantação destes. Conhecimentos adquiridos por mais de 30 anos como profissional/empresário da área de Tecnologia da Informação e foco na indústria. Possui qualidades organizacionais e capacidade para liderar equipes de trabalhos e suas relações, tanto com a carteira de Clientes, sincronizando necessidades e gerenciando sinergias entre as áreas operacionais do negócio e o Cliente quanto equipes dos clientes ao oferecer soluções para as organizações industriais em todas as áreas de gestão do negócio. Adquiriu conhecimentos avançados em análise de sistemas computacionais diante da atuação direta na liderança da equipe de desenvolvimento do ERP Integrum, especialmente nos últimos 12 anos.