OEE: O que é e como pode alavancar sua produtividade

Introduzido por Seichi Nakajima, fundador do TPM (Total Productive Maintenance), o OEE (Overall Equipment Effectiveness) é um indicador relevante e atual que auxilia os gestores das Indústrias 4.0 a melhorar seus processos mensurando a produtividade no desempenho e capacidade de fabricação de suas máquinas. O uso dos equipamentos fabris disponíveis pode ser tratado como ferramentas que proporcionam avaliações e diagnósticos dos processos produtivos apontando ganhos e perdas de eficiência na industrialização.

Podendo analisar paradas e manutenções, sendo periódicas ou de reparação, o resultado que se tem a partir desse indicador é o tempo gasto na produção. Esta medida é fundamental para se avaliar a performance e eficiência dos equipamentos, reduzir gastos e alavancar a produtividade com qualidade.

Para realizar o cálculo do indicador OEE é necessário seguir uma fórmula que envolve os resultados da disponibilidade, qualidade e performance. No INTEGRUM este cálculo já é realizado e com poucos cliques você tem na palma da mão os índices apurados.

A disponibilidade representa os tempos da produção, paradas e a capacidade. É importante analisar o tempo que se perde com manutenções não planejadas.

A performance representa o desempenho e o ritmo de produção do equipamento. Se houver queda de performance, o equipamento operou abaixo da velocidade planejada.

A qualidade representa a reprodução dos produtos que acabaram sendo produzidos com defeitos. Esses produtos podem ser descartados ou retrabalhados. Quando este índice é representativo significa que é necessário fazer manutenção ou analisar o que pode estar errado no posto de trabalho.

Quais são as vantagens que o INTEGRUM me garante com o OEE?

Nos dias atuais as empresas de manufatura buscam excelência e aumento da produtividade constantemente. Com a ferramenta de OEE dentro do INTEGRUM é possível impulsionar diversas melhorias no uso das máquinas e equipamentos, identificar previamente possíveis problemas e gargalos de produção, melhorar significativamente a qualidade de fabricação e cumprimento de prazos.

Modernize os processos de sua indústria e faça sua fábrica mais produtiva! A INTEGRUM te auxilia a apontar níveis de eficiência produtividade e qualidade em todos os seus processos e alcançar melhores resultados.

Conheça a INTEGRUM!

Paula Denise Carlos – comercial@integrum.inf.br

(51) 3527-6619 / (51) 9 8409-5612