Planejamento da produção com a INTEGRUM

Planejamento preciso, isso ainda é possível manualmente?

O planejamento detalhado – também conhecido como planejamento de produção ou fabricação – é um planejamento muito preciso, que na melhor das hipóteses definiu respostas para cada uma das seguintes perguntas:

  • O Que?
  • De quando?
  • Até quando?
  • Quem?
  • Como?
  • Com que recursos (máquinas, ferramentas, equipamentos, etc.)?
  • Quão caro?

É claro que algo pode mudar em curto tempo, e é por isso que o planejamento detalhado é frequentemente ajustado de acordo com a realidade do momento.

O objetivo do planejamento detalhado é agir da forma mais eficiente possível. Pedidos, funcionários, recursos e máquinas são apenas alguns dos fatores a serem considerados.

Em geral, não existe um plano “ideal”. Se, por exemplo, você calcular muita margem de manobra para uma tarefa, poderá desperdiçar recursos que teriam acelerado outro processo. Por outro lado, também pode haver atrasos/eventos inesperados, que levam a mais problemas se o plano for muito apertado. Para ser o mais eficiente possível, é, portanto, absolutamente necessário adaptar o plano de forma flexível em caso de mudanças.

Já deve estar claro que tanto os dados quanto uma boa visão geral são necessários aqui. Muitas empresas contam com conselhos de planejamento que desta forma, os recursos disponíveis (por exemplo, pessoal, máquinas) podem ser facilmente vinculados, levando em consideração os prazos. Claro, isso só funciona desde que o planejador conheça os recursos disponíveis, ou seja, saiba sobre doenças, férias, manutenção, reparos, etc.

Para ser o mais flexível possível, apenas o tempo, o orçamento e, por exemplo, as quantidades são planejadas. Tal plano ainda mantém sua validade e comparabilidade se apenas pequenas coisas mudarem. Verificações regulares são então realizadas, para garantir que esses números estão sendo respeitados.

A visão geral necessária e o volume de dados dependendo do tamanho da produção tornam o planejamento detalhado um desafio. Se você também considerar que uma pessoa não pode reavaliar sua decisão a cada 30 segundos, levando em consideração todos os dados atuais, a conclusão de que os sistemas INTEGRUM é essencial para o seu negócio.

Como o planejamento manual era o único método praticável no passado, ainda existem alguns gerentes de produção que, graças a muitos anos de experiência, são bastante eficazes nisso. No entanto, a complexidade crescente, margens menores devido à produção de baixo custo no exterior e prazos de entrega apertados tornam esse processo significativamente mais difícil.

Além disso, há desenvolvimentos de longo prazo na direção de IA (inteligência artificial) e sistemas de autoaprendizagem (redes neurais). Dessa forma, um sistema usado ficará cada vez melhor ao longo do tempo e tentará constantemente melhorar a si mesmo.

No entanto, todos esses sistemas exigem dados extensivos, porque decisões eficientes só podem ser tomadas e análises realizadas com base nisso. O INTEGRUM registra esses dados diretamente, evitando o trabalho de inserir dados em listas do Excel, por exemplo.

Portanto, é absolutamente aconselhável tomar as medidas necessárias nesse sentido para otimizar a eficiência de sua produção da melhor maneira possível.

Nós construímos o mundo fabril com você. Entre em contato conosco.

Paula Denise Carlos – comercial@integrum.inf.br

(51) 3527-6619 / (51) 9 8409-5612