4 problemas de gerenciamento de estoque que acontecem em todos os depósitos

Uma boa gestão de armazém tem tudo a ver com eficiência, precisão e fluxo constante de produtos dentro e fora do edifício. É claro que nada funciona tão bem sem muito trabalho, e a segmentação de áreas-chave pode atrapalhar o fluxo que você trabalhou tanto para alcançar. Desde equilibrar seu estoque de inventário até fazer com que seus dados trabalhem para você em vez de contra você, muito é necessário para o gerenciamento de inventário bem-sucedido. Então, quais são alguns dos principais problemas que acontecem em todos os depósitos que você deve observar?

1 . Estoque morto

Uma boa gestão de estoque tem tudo a ver com um bom fluxo – e o estoque morto é o lixo que polui o rio. Deadstock é apenas um excesso de produtos, mas pode impedir um armazém que funcione bem mais do que você imagina. Eles ocupam espaço nas prateleiras que poderiam ser usados ​​para outros produtos, e o custo de armazená-los e manter o espaço que ocupam simplesmente não vale mais a pena.

Esse tipo de excesso de desperdício pode acontecer por vários motivos, mas geralmente se resume a não acompanhar de perto como suas vendas estão alinhadas com suas previsões. Ao prestar atenção em quais produtos não estão vendendo tão bem ou tão rapidamente quanto o esperado, você pode começar a criar estratégias para tirá-los da prateleira e diminuir os pedidos futuros.

2. Estoques e pedidos em atraso

Faltas de estoque e pedidos em espera estão na extremidade oposta do espectro de gerenciamento de estoque do estoque morto – em vez de muito estoque, você tem muito pouco. Isso pode acontecer quando uma empresa depende do estoque just in time, que é a filosofia de gerenciamento de estoque de manter o mínimo de estoque em excesso possível. Essas técnicas de armazenamento inteligentes podem ser incrivelmente eficientes. No entanto, com esse método, você também corre um risco maior de ficar sem estoque se subestimar a demanda.

Quem não quer uma demanda tão alta que você fica sem produto? E, para ser justo, pedidos em atraso podem, às vezes, desencadear mais demanda, criando uma percepção de escassez. Um dos problemas mais óbvios que a falta de estoque e os pedidos em atraso podem causar é a perda de vendas. No entanto, existem muitas questões menos óbvias também. Pedidos em atraso tendem a significar uma luta para que as remessas entrem, processem e saiam do armazém o mais rápido possível, o que significa agendar mais funcionários para processar tudo. Remessas aceleradas não são baratas, e tudo isso pode prejudicar seus resultados.

3. Encolhimento

Encolhimento é um daqueles termos eufemísticos da indústria que significa inventário perdido, seja extraviado, contado incorretamente ou roubado. Com o alto volume de produtos que são processados, é inevitável que um erro aconteça aqui e ali, mas alguns armazéns tendem a ter mais incidentes de recolhimento do que outros. O que você pode fazer para garantir que isso não aconteça com o seu depósito?

A primeira coisa que você pode fazer é criar uma cultura empresarial sólida que valorize a precisão e a honestidade. Ter as pessoas certas em seu depósito pode desempenhar um papel importante não apenas na prevenção de roubo, mas também no desencorajamento de descuido que resulta em quebra. Além de incutir um éthos positivo contratando funcionários confiáveis ​​e leais, não faz mal tomar algumas precauções básicas de segurança. Equipar seu armazém com câmeras de segurança e espelhos para cobrir pontos cegos, bem como instalar detectores de metal em pontos de saída ao redor da instalação são uma maneira sólida de impedir qualquer tipo de mau comportamento que possa surgir.

4. Operações ineficientes

Há um milhão de maneiras de ir do Ponto A ao Ponto B, mas em um armazém, apenas uma dessas maneiras é a mais eficiente. Quando você tem um volume tão alto de pessoas, mercadorias e equipamentos fluindo pelo seu depósito, você quer ter certeza de que tudo está funcionando da maneira mais eficiente possível. Existem alguns tipos diferentes de sistemas, mas essencialmente eles garantem que todos que trabalham no armazém se locomovam da maneira mais eficiente possível.

Além disso, os processos de recebimento, armazenamento devem ser feitos com segurança, como usar vídeo para documentar o recebimento para evitar roubo e fraude. Ao confiar em códigos de barras ou etiquetas RFID para ajudar a orientar a arrumação e armazenamento de inventário para o setor correto de um armazém, você pode reduzir as chances de extravio.

O gerenciamento eficiente de estoque é mais um alvo móvel do que uma lista de verificação. À medida que seu armazém cresce e muda, suas estratégias também aumentam para tornar seus processos melhores e mais eficientes. Mas não importa o tamanho ou escala do seu armazém, os problemas listados acima podem acontecer e causar estragos, então fique de olho nessas áreas problemáticas e mantenha seu fluxo de estoque funcionando sem problemas.