A Importância de conectar as pontas na Indústria

Recebe o que de quem e entrega o que para quem?

Que perguntinha difícil de pronunciar, a gente até se enrola ao pronunciá-la, mas se a tivéssemos no dia a dia em nossas mentes, na grande maioria das indústrias tudo seria muito mais fácil em suas rotinas. Já se vão mais de 30 anos lidando com as mais diversas fábricas e ainda hoje me deparo com muitas que não possuem respostas efetivas para esta pergunta.

Vamos falar sobre o assunto: Ao me reunir com os diversos profissionais que operam as fábricas com quem trabalhamos ou nos relacionamos ao longo dos anos e perguntamos qual a sua missão na empresa ou sua função específica e o que ela faz nesta função, a resposta mais usual é que “estou aqui para resolver problemas” ou “comprar e resolver problemas”, produzir e resolver problemas” e assim vai. O “resolver problemas” parece ser o “sobrenome” de muitas das funções das indústrias.

Isso reflete a falta de clareza e integração entre as áreas, a matriz SIPOC* é uma ótima ferramenta para estabelecer de forma clara a relação entre as áreas das empresas, ou entre onde começa e termina a responsabilidade de cada função dentro da indústria. Mais profundamente analisando ela deve ser capaz de responder à pergunta título deste artigo, tratando de estabelecer o que o profissional recebe, de quem recebe, o que faz e para quem entrega o resultado de suas ações.

* A palavra SIPOC é um acrônimo que significa suppliers, inputs, process, outputs e customers (suprimentos, entradas, processo, saídas e clientes). O termo originou-se em 1980, na gestão da qualidade. É uma ferramenta muito útil na melhoria de processos, porque, além de reunir informações que servem para diversas finalidades, é simples de usar.

Quando mapeamos os processos de nossos clientes, que aqui na Integrum chamamos de entendimento de necessidades, buscamos estabelecer a resposta para a pergunta lá do título pois é, a partir desta informação, que podemos treinar e capacitar os novos Usuários do sistema e entregar ao cliente o estabelecimento de novos resultados e procedimentos operacionais surgidos pelo novo sistema, tudo trabalhado para que ao final de nossa implantação um novo momento surja nas corporações em que atuamos.

As mudanças não ocorrem pela simples implementação do sistema, aliás isto não ocorre de forma natural ou espontânea pela simples implementação de qualquer sistema de software ERP, mas por uma mudança no mapa mental dos times envolvidos e na procedimentação das rotinas da empresa a partir desta nova forma de fazer. Ação entregue pelo Integrum em cada implantação do ERP Integrum.

Conte conosco, conte com a Integrum, afinal, fábrica é a nossa vida.


Quer superar e vencer O Desafio? Então, conheça a INTEGRUM

Paula Denise Carlos – comercial@integrum.inf.br

(51) 3527-6619 / (51) 9 8409-5612

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

O Pedro por essência é um empreendedor, com formação em eletrônica, fundou sua empresa com 23 anos (e lá se vão quase 30 anos de casa). Possui profundo conhecimento das demandas de Clientes de softwares de Gestão Empresarial brasileiros (ERP´s), e as expectativas destes clientes quanto a serviços, produtos e padrões de atendimento na pré e pós-implantação destes. Conhecimentos adquiridos por mais de 30 anos como profissional/empresário da área de Tecnologia da Informação e foco na indústria. Possui qualidades organizacionais e capacidade para liderar equipes de trabalhos e suas relações, tanto com a carteira de Clientes, sincronizando necessidades e gerenciando sinergias entre as áreas operacionais do negócio e o Cliente quanto equipes dos clientes ao oferecer soluções para as organizações industriais em todas as áreas de gestão do negócio. Adquiriu conhecimentos avançados em análise de sistemas computacionais diante da atuação direta na liderança da equipe de desenvolvimento do ERP Integrum, especialmente nos últimos 12 anos.