A Importância de conectar as pontas na Indústria

Recebe o que de quem e entrega o que para quem?

Que perguntinha difícil de pronunciar, a gente até se enrola ao pronunciá-la, mas se a tivéssemos no dia a dia em nossas mentes, na grande maioria das indústrias tudo seria muito mais fácil em suas rotinas. Já se vão mais de 30 anos lidando com as mais diversas fábricas e ainda hoje me deparo com muitas que não possuem respostas efetivas para esta pergunta.

Vamos falar sobre o assunto: Ao me reunir com os diversos profissionais que operam as fábricas com quem trabalhamos ou nos relacionamos ao longo dos anos e perguntamos qual a sua missão na empresa ou sua função específica e o que ela faz nesta função, a resposta mais usual é que “estou aqui para resolver problemas” ou “comprar e resolver problemas”, produzir e resolver problemas” e assim vai. O “resolver problemas” parece ser o “sobrenome” de muitas das funções das indústrias.

Isso reflete a falta de clareza e integração entre as áreas, a matriz SIPOC* é uma ótima ferramenta para estabelecer de forma clara a relação entre as áreas das empresas, ou entre onde começa e termina a responsabilidade de cada função dentro da indústria. Mais profundamente analisando ela deve ser capaz de responder à pergunta título deste artigo, tratando de estabelecer o que o profissional recebe, de quem recebe, o que faz e para quem entrega o resultado de suas ações.

* A palavra SIPOC é um acrônimo que significa suppliers, inputs, process, outputs e customers (suprimentos, entradas, processo, saídas e clientes). O termo originou-se em 1980, na gestão da qualidade. É uma ferramenta muito útil na melhoria de processos, porque, além de reunir informações que servem para diversas finalidades, é simples de usar.

Quando mapeamos os processos de nossos clientes, que aqui na Integrum chamamos de entendimento de necessidades, buscamos estabelecer a resposta para a pergunta lá do título pois é, a partir desta informação, que podemos treinar e capacitar os novos Usuários do sistema e entregar ao cliente o estabelecimento de novos resultados e procedimentos operacionais surgidos pelo novo sistema, tudo trabalhado para que ao final de nossa implantação um novo momento surja nas corporações em que atuamos.

As mudanças não ocorrem pela simples implementação do sistema, aliás isto não ocorre de forma natural ou espontânea pela simples implementação de qualquer sistema de software ERP, mas por uma mudança no mapa mental dos times envolvidos e na procedimentação das rotinas da empresa a partir desta nova forma de fazer. Ação entregue pelo Integrum em cada implantação do ERP Integrum.

Conte conosco, conte com a Integrum, afinal, fábrica é a nossa vida.


Quer superar e vencer O Desafio? Então, conheça a INTEGRUM

Paula Denise Carlos – comercial@integrum.inf.br

(51) 3527-6619 / (51) 9 8409-5612

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

Pedro é um empreendedor que traz consigo uma paixão genuína pela indústria desde os primeiros dias de sua carreira. Sua formação em eletrônica pela Fundação Liberato, em 1989, serviu como base para uma jornada marcada pelo espírito empreendedor e pela busca incessante por inovação. Após uma breve experiência no regime CLT, aos 23 anos, ele fundou sua primeira empresa. Foi durante sua participação em um projeto de controle de produção em tempo real para uma grande calçadista gaúcha, iniciado em 1990, que Pedro teve sua epifania. Ele viu além da simples coleta de dados e enxergou a oportunidade de transformar esse processo em um produto de software revolucionário. Com sua visão clara e determinação incansável, Pedro liderou a criação de uma série de módulos de PCP para diversos setores industriais, culminando no desenvolvimento do poderoso ERP Integrum ERP, do qual é o principal definidor nos dias de hoje. Apesar de não possuir mestrados ou titulações, Pedro compensa isso com sua habilidade inata de empreender e liderar. Sua jornada é marcada por sua capacidade de reunir talentos e conduzi-los na realização de um sonho empreendedor. Além de liderar a equipe por trás do Integrum ERP, ele também se destaca como consultor de gestão empresarial, buscando elevar o desempenho e a cultura organizacional das empresas com as quais trabalha. Fora do ambiente corporativo, Pedro encontra prazer na cozinha e dedica parte de seu tempo a projetos sociais que visam contribuir para a comunidade. Sua filosofia de vida é simples: evoluir constantemente e fazer a diferença, seja no mundo dos negócios ou na vida das pessoas ao seu redor.