Planejamento de Requisitos de Materiais – Otimize seu gerenciamento de materiais

O planejamento de necessidades de materiais (MRP) é um sistema baseado em VENDAS e previsão de vendas para uso na fabricação. Ele dá aos gerentes e planejadores de chão de fábrica a capacidade de tomar decisões de compras informadas, programar entregas de matérias-primas, determinar quanto material é necessário para atender à produção e criar um cronograma de mão de obra. Infelizmente, o design e o uso antiquado de ERP´s também podem criar problemas na produção, sem mencionar, deixar sua cadeia de suprimentos vulnerável durante períodos de interrupção.

A disrupção mais proeminente hoje continua sendo o novo coronavírus, oficialmente conhecido como COVID-19, e como ele mudou os fundamentos do gerenciamento de negócios. Na manufatura, a crise do COVID-19 trouxe uma interrupção sem precedentes para todas as cadeias de suprimentos. As empresas foram forçadas a adquirir produtos e matérias-primas de outros. As medidas de quarentena em Wuhan, por exemplo, interromperam a infusão de matérias-primas e componentes importados. Agora, a situação está melhorando e os líderes das empresas estão trabalhando para descobrir o caminho a seguir para garantir a segurança dos funcionários, evitar o ressurgimento da doença, manter a produção em movimento e reduzir as despesas gerais.

A ironia reside no fato de que um sistema avançado de planejamento de necessidades de materiais como o da INTEGRUM poderia ter evitado grande parte dessa interrupção. Os sistemas avançados foram projetados para considerar as influências externas e permitir a visibilidade em tempo real das compras por meio da medição de desempenho. Na busca da eficiência e da produção enxuta, as empresas sacrificaram alguma capacidade de resposta. Esses sacrifícios eram necessários por enquanto, mas com a situação atual, é imperativo que os gerentes analisem novamente todos os recursos, incluindo se os sistemas existentes podem lidar com as rápidas mudanças na demanda que surgem de um evento sem precedentes comparável ao COVID-19.

É hora de revisitar o tópico de planejamento de requisitos de materiais e apontar como suas funções avançadas garantem que sua empresa tenha os recursos necessários para ter sucesso. O tempo é essencial, e os gerentes precisam entender os desafios tradicionais e novos dos processos de planejamento de requisitos de materiais desatualizados, as características e benefícios de um processo de planejamento de requisitos moderno e selecionando a INTEGRUM como um parceiro de ponta que auxilia a superar as interrupções independentemente de escala.

Quais são os desafios do planejamento de requisitos de material desatualizado durante operações de rotina e tempos de interrupção?

Um sistema de planejamento de materiais foi uma das primeiras formas de sistemas de informação integrados para alavancar dados, mas os avanços na tecnologia criaram problemas para o gerente moderno. Ter acesso aos dados por si só não é suficiente para ter sucesso, e processos ruins contribuem para custos mais altos.

Por exemplo, armazenar materiais ou mercadorias em excesso limita o capital e limita sua capacidade de reagir às mudanças nas condições. Se chegar um pedido maior do que o esperado, sua empresa pode precisar encomendar mais materiais, aumentar a força de trabalho ou até mesmo atrasar outros projetos de menor prioridade. Em vez de afastar clientes em potencial, otimizar o gerenciamento de materiais pode ajudá-lo a atingir seus objetivos e evitar custos desnecessários. Na verdade, otimizar o gerenciamento de materiais é a maneira mais rápida de aumentar a liquidez do seu negócio, para que você possa responder mais prontamente às mudanças.

Usando o planejamento de necessidades de materiais para melhorar a liquidez

A otimização do gerenciamento de materiais também é um passo essencial na criação de cadeias de suprimentos responsivas. Durante a pandemia do COVID-19, a demanda por máscaras e equipamentos de proteção individual disparou. Agora, algumas áreas implementaram mandatos para o uso de máscaras ao trabalhar em instalações fechadas, bem como medidas de distanciamento social existentes.

À medida que os negócios crescem, um único sistema de planejamento de necessidades de materiais pode não ser suficiente para rastrear todos os estoques. Existem vários armazéns e centros de fabricação para atender à demanda. No entanto, a necessidade de manufatura enxuta, evitando custos desnecessários de manutenção de estoque, cresceu em conjunto. De acordo com Steve Banker, da Forbes, os custos da incapacidade de acessar matérias-primas, componentes e subconjuntos na fabricação são significativos.

O efeito na fábrica é claro; o acesso precário aos materiais interrompe a produção. Ao mesmo tempo, muita matéria-prima levará a maiores custos de compra e transporte.

Antes deste evento, os fabricantes empurravam as matérias-primas mais a montante, criando um delicado equilíbrio entre oferta e demanda em suas empresas. A demanda repentina resultou em uma grave perda de capacidade de produção.

Esses problemas são exacerbados para empresas com pouco ou nenhum processo de requisitos de material implementado. As empresas podem não conhecer o volume de matéria-prima necessário para atender aos requisitos mínimos de produção. Eles também podem não atender às expectativas do cliente. Os custos são abundantes e estoque suficiente para atender a um período de produção de quatro semanas para um fabricante de máquinas de alto custo pode ser avaliado em milhões. No entanto, o sistema da INTEGRUM pode superar esses problemas.

Mesmo para as empresas que sabem o que é preciso para fabricar um volume definido, como elas respondem e calculam quantos materiais a mais devem ser pedidos para atender à demanda? É aí que a detecção de demanda – uma forma avançada de previsão de demanda – entra em ação e aproveita os dados mais recentes, se não em tempo real, para tomar decisões informadas e evitar que os riscos se concretizem.

Quais são os recursos que o sistema da INTEGRUM pode lhe oferecer?

As empresas que buscam um novo sistema de planejamento de necessidades de materiais devem garantir que ele atenda aos padrões mínimos de cada negócio. Embora essas funções possam variar um pouco de empresa para empresa, no mínimo, recursos amplos em sistemas modernos devem incluir:

– Pedidos (“compras”) de matérias-primas e custos. Conhecer os custos exatos das matérias-primas, bem como as diferenças de custo entre fornecedores, permite que os gerentes reduzam os custos de fabricação sem sacrificar a qualidade.

– Agendamento de entregas de matérias-primas. Os melhores planos para planejamento de materiais falharão após entregas perdidas ou inconsistentes. O sistema deve permitir o agendamento de entregas de matérias-primas e fornecer estimativas precisas de lead time.

– Consideração da mão de obra e maquinário disponíveis para lidar com o volume de produção. Independentemente da demanda, a disponibilidade de mão de obra e maquinário afeta o volume de produção. O sistema deve considerar o volume máximo de produção para evitar pedidos excessivos e melhorar a experiência do cliente.

– Capacidade de integrar sistemas de gestão de mão-de-obra com dados de outras empresas, particularmente serviços de aumento de pessoal. Durante a interrupção, a equipe tradicional pode estar indisponível e, mesmo com intervenção, podem ocorrer consequências drásticas. Imagine muitos funcionários contraindo COVID-19 na fábrica ao mesmo tempo. Ao contrário de um risco tradicional de uma tempestade ou mesmo de uma estabilidade econômica ruim, o inimigo invisível – COVID-19 – interrompeu a produção. Agora, a empresa deve lutar para encontrar uma maneira de garantir a segurança dos funcionários, ampliar a capacidade e compensar as perdas. Quão? A resposta a essa pergunta está em saber se a empresa pode trocar com sucesso sua força de trabalho em quarentena e ainda evitar interrupções após uma limpeza completa das instalações.

– Mudanças na qualidade do pedido, escala e expectativas de entrega. O atendimento ao cliente está sujeito a alterações na quantidade, entrega e custo do pedido. O sistema deve levar em conta a probabilidade de mudanças e dar aos gerentes flexibilidade para ajustar os planos de matérias-primas de acordo.

– Compatibilidade com sistemas existentes e de sua rede de fornecedores, distribuidores e revendedores. A transformação digital de indústrias globais exigirá sistemas fáceis de integrar, e seu novo sistema deve ser compatível com os sistemas existentes internos e de parceiros.

– Medição e gestão de desempenho. O gerenciamento de desempenho ajuda os gerentes de chão de fábrica a melhorar o controle de qualidade, aumentar a produtividade do trabalho e reduzir a rotatividade.

– Conciliação de estoque. Pedidos cancelados ou alterados resultarão em inconsistências de estoque e o sistema deve permitir a reconciliação de estoque para gerenciar os custos de transporte.

– Previsões contínuas de vendas e produção. Previsões contínuas de vendas e produção dentro do sistema de planejamento de necessidades de materiais permitirão prazos de entrega mais curtos e maior valor de produção.

– Aderência às mais recentes normas de segurança. O sistema certo deve permitir funcionalidades remotas e mudanças de capacidade que acomodem as mudanças no cronograma conforme divulgado pelos governos. Em outras palavras, o sistema pode isolar negócios não essenciais e essenciais, revisitando requisitos para ambos e ajustando automaticamente o cronograma de produção?

– Controles intuitivos e interfaces amigáveis. O recurso mais importante também é o mais simples — uma interface fácil de usar que criará o suporte do trabalhador para a implementação e uso do novo sistema.

O planejamento moderno de requisitos de materiais depende da qualidade dos dados e do uso contínuo para gerenciar proativamente o planejamento de materiais. As características do sistema INTEGRUM aproveita os dados de planejamento de produção para criar um cronograma mestre, orientando o plano de materiais e, após a conclusão do projeto, o feedback ao sistema permite a otimização contínua da operação de fabricação. O efeito é duplo, conclusão mais rápida do projeto e menos desperdício.

Esses impactos são os diferenciais na resposta a uma pandemia, por exemplo. Eles transcendem todos os riscos e permitem a continuidade dos negócios.

Como garantir a implementação adequada do MRP.

A implementação adequada do Planejamento de Requisitos de Materiais depende da capacidade de sua equipe de entender as necessidades de negócios, selecionar um sistema e planejar a implementação.

– Atribua o pessoal certo para a equipe de gerenciamento de mudanças. A equipe de gerenciamento de mudanças é responsável por supervisionar a seleção e implementação de um novo sistema. O pessoal certo tomando decisões se traduzirá na seleção e implementação do sistema mais rapidamente e sem custos adicionais.

– Estabeleça políticas que melhorem o uso e os benefícios do sistema. Um problema frequente no uso do sistema de planejamento de requisitos remonta a “deixar o sistema lidar com tudo”. Embora um sistema moderno permita maior eficiência e auto-otimização, ele ainda depende de dados. Dados imprecisos prejudicam os recursos do sistema. As políticas criadas devem focar no uso de dados precisos e em tempo real, e a integração entre os sistemas pode automatizar os processos de coleta e entrada de dados.

– Considere adicionar novas ferramentas de colaboração para gerenciar fluxos de trabalho remotos e processos de missão crítica. Essas funções remotas devem manter medidas de segurança cibernética, aproveitar o armazenamento de dados centralizado, permitir comunicações claras e concisas e evitar modificações desnecessárias de sistemas. Com a modificação em mente, o tema da integração assume uma nova forma.

Concentre-se em mudanças proativas, não em compras reativas. A implementação do sistema INTEGRUM para lidar com o planejamento de recursos e requisitos de materiais difere da compra; é um processo de dados intensos que dá credibilidade a uma estratégia de aquisição. Em vez de tentar apagar os incêndios que surgem do mau planejamento, o sistema cria proativamente um modelo de previsão. Este modelo é a base para a criação de um cronograma mestre para a tomada de decisões de compra. Observe também que um processo de compra reativo é inevitável durante a crise. No entanto, sua reação deve refletir suas necessidades. Reserve um tempo para conhecer os dados e o que você realmente precisa antes de mergulhar em uma mentalidade de compra caótica e impulsionada por impulso.

Use métricas e análises para entender o status do planejamento de requisitos. Um dos principais benefícios do sistema INTEGRUM deriva do uso de análises e métricas para fornecer instantâneos de atividades. Essa é uma forma de inteligência de negócios e sua aplicação pode ser usada para ajudar os funcionários a entender como as operações atuais se comparam às previsões e às ações necessárias para aumentar a produção. O uso de métricas e análises também é útil no planejamento de cenários “e se”, como o impacto de tarifas ou escassez de materiais.

A COVID-19 foi sem precedentes. Em vez de simplesmente retornar à abordagem cotidiana de compras e planejamento, faça um balanço das lições aprendidas. Saiba que esse evento implica em uma chance maior de recorrência, e os líderes da cadeia de suprimentos devem habilitar uma estratégia responsiva que se baseie em dados, não em suposições, para tomar as melhores decisões.

Lembre-se de que os melhores planos de fabricação falham com más decisões de compra. Em vez de confiar na inspeção visual do estoque disponível e na percepção de demanda de alguém, deixe o INTEGRUM fazer o trabalho para você.


Quer superar e vencer O Desafio? Então, conheça a INTEGRUM

Paula Denise Carlos – comercial@integrum.inf.br

(51) 3527-6619 / (51) 9 8409-5612

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

Pedro é um líder de pensamento que se dedica em preparar pessoas para exercerem suas funções com maior eficiência, qualidade e LIBERDADE entregando-lhes motivação e inspiração. Sua jornada como empreendedor é impulsionada por uma paixão genuína pela indústria, presente desde os primeiros dias de sua carreira. Formado em eletrônica pela Fundação Liberato em 1989, Pedro utilizou essa base sólida de conhecimento para desenvolver um espírito empreendedor e uma busca incessante por inovação compartilhada pelos diversos times em que se faz presente. Após uma breve experiência no regime CLT, aos 23 anos, fundou sua primeira empresa. Foi durante um projeto de controle de produção em tempo real para uma grande calçadista gaúcha, iniciado em 1990, que Pedro teve seu momento “eureka”. Ele identificou uma oportunidade de transformar a coleta de dados na produção em um produto de software revolucionário. Com sua visão clara e determinação incansável, Pedro liderou e estimulou seu time para a criação de uma série de módulos de Planejamento e Controle da Produção (PCP) para diversos setores industriais, culminando no desenvolvimento do poderoso ERP Integrum ERP, do qual atualmente é o principal definidor. Embora não possua mestrados ou titulações, Pedro compensa isso com sua habilidade inata de empreender e liderar. Seu desejo incessante e capacidade de reunir talentos e conduzi-los na realização de um sonho empreendedor é notável. Além de liderar a equipe por trás do Integrum ERP, Pedro dedica-se profundamente como consultor de gestão empresarial, focando-se a elevar o desempenho e a cultura organizacional das empresas com as quais trabalha, relacionando-se desde o operador de máquina ao sócio/diretor do negócio com o propósito simples de estimulá-los a serem melhores do que já são. Fora do ambiente corporativo, Pedro encontra prazer na cozinha e dedica parte de seu tempo a projetos sociais que visam contribuir para a comunidade. Sua filosofia de vida é simples: evoluir constantemente e fazer a diferença positivamente, seja no mundo dos negócios ou na vida das pessoas ao seu redor.