Percorra o caminho da peça, do produto, no seu chão-de-fábrica!

Outro dia, no início de uma implantação de mais um cliente Integrum, desenvolvemos com a equipe diretiva e de chão-de-fábrica deste, um simulado do caminho da peça na fábrica. Parecia um exercício bobo para a maioria, alguns fizeram cara feia, outros deram ar de deboche ao trabalho sendo proposto, mas isto só num primeiro momento, pois tudo mudou logo que começamos.

Antes contei a todos de uma experencia vivida em um cliente que construía o seu produto montando uma máquina, que nascia de um punhado de peças a um grande bloco mecânico, de estação em estação, da frente da fábrica para os fundos dela, depois “tirava toda fábrica do caminho” para expedir pois não havia como sair pelos fundos do prédio. Dali, provocados, pegamos um quadro branco, desenhamos de forma simples o “quase quadrado” que representava a fábrica, assinalando alguns pontos relevantes para que todos percebessem o leiaute dela. Pedimos a um dos presentes que nos ajudasse a desenhar, com linhas, o caminho da peça neste quadro. Uma peça escolhida por todos saberem e conhecerem a ela, e começamos um vai e vem de linhas: corta tubo, usina lado A, usina lado B, lava, manda para o terceiro beneficiar a cava do lado A, analisa retorno do beneficiamento, manda zincar, analisa retorno do zinco, testa estanqueidade, embala, expede ou estoca.

Foi um exercício divertido, e impactante, a peça, do almoxarife de matéria prima até a expedição foi e voltou diversas vezes no chão-de-fábrica, “ficou parada”, em alguns pontos, assim foi evidenciado na simulação, pois perceberam que muitas vezes, se alguém do comercial não fosse atrás das peças na ânsia de entregar seus pedidos, elas ficariam ali paradas até que alguém se dignasse a questionar por que tais peças estavam ali, pegando pó, naquele determinado local. O caminho percorrido nas simulações de diversas peças que vieram a “baila” naquele exercício demonstraram o mesmo diagnóstico: UM VAI E VEM CONSTANTES!

Como o momento era de corte de despesas, de baixíssima capacidade de investimentos, lançamos a seguinte pergunta: – É possível, sem gastos expressivos, mudar rede elétrica, contratar guinchos etc., fazer de forma simples alguma melhoria neste caminho das peças e reduzir os tempos de deslocamento e/ou paradas de “esquecimento”? De forma unânime, de imediato evidenciaram, se manifestaram que sim, tarefa simples e econômica de se realizar.

Com o leiaute proposto POR TODOS, o caminho das peças ficou muitíssimo mais fluídico, direto e funcional, *mudando inclusive o local de expedição e recebimento de beneficiamentos de terceiros e expedição e, do simulado à realização, menos de um mês se passaram. Mesmo antes de implementar efetivamente a nova ferramenta, o Integrum, a metodologia que utilizamos neste processo trouxe significativo e impactante ganho no processo fabril deste cliente.

* Ganhamos uma área de quase 1000 m² com a mudança

da expedição e recebimentos de terceiros.

Então, conte com quem gosta da fábrica e trabalha para que ela seja muito mais eficiente do que antes.


Quer superar e vencer O Desafio? Então, conheça a INTEGRUM

Paula Denise Carlos – comercial@integrum.inf.br

(51) 3527-6619 / (51) 9 8409-5612

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

Então, quem é o Pedro? Sou um Sr. “50tão” formado em eletrônica na Fundação Liberato no ano de 1989, trabalhei no regime CLT por menos de três anos e logo me vi como empreendedor ao fundar, como sócio, a primeira empresa aos 23 anos. Desde os primeiros dias da vida profissional surgiu uma afinidade e paixão espontâneas pela indústria, especialmente ao participar do projeto de controle da produção em tempo real, “iniciado em 1990”, em uma grande calçadista gaúcha. Essa visão da fábrica ao vivo sempre me inspirou, levando-me ao momento que consegui transformar o que era apenas a coleta de dados em tempo real, em um produto de software, primeiro com uma série de módulos de PCP´s, diferentes para diferentes seguimentos industriais. Logo depois em um único ERP, multidisciplinar. Tudo isto aconteceu pelas mãos de bons e competentes técnicos da indústria de software, meu papel foi empreender, conduzir os envolvidos no caminho do “sonho empreendedor”, investir o que tinha e o que não tinha para tornar o projeto uma realidade. Hoje, além de um robusto ERP, o Integrum ERP, do qual sou o atual principal definidor, atuo com meu time na consultoria de gestão empresarial, no propósito de elevar o nível de resultados da organização e do aculturamento destes e seus profissionais para enfrentarem os atuais e futuros desafios, para seguirem firmes e adiante. Estar liderando a equipe de desenvolvimento, suporte e implantação do ERP, me trás uma visão muito clara e ampla da indústria em todas as relações entre as áreas, o que é cativante e desafiador. Sem mestrados, titulações ou fórmulas prontas, vamos agregando valor e auxiliando empresários e equipes a evoluírem e manterem estabelecidas novas e boas culturas na rotina operacional e estratégicas do negócio. Assim, lidando com as dores destas industrias, vou evoluindo em conhecimento, encontrando e desenvolvendo soluções e me tornando cada vez mais um ser humano completo, humilde e seguro por poder apoiar a sociedade em que vivemos. Sigo o lema de viver o momento, curto a cozinha e bons projetos sociais. Evoluir sempre.