O Compliance na indústria, na visão da Integrum!

Sim, compliance é coisa séria e devemos entendê-la muito bem, especialmente se quisermos implementá-la em nossas indústrias. Vamos dar uma “palinha” para entendermos genericamente dela e depois como tratamos os seus conceitos aplicados no Integrum Inteligência Industrial, nosso ERP.

A Wikipédia sintetiza da seguinte forma: No âmbito institucional e empresarial, compliance é o conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer. O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa “cumprir”.

O Departamento ou Unidade de Compliance em uma instituição é o responsável por garantir o cumprimento de todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis, tendo uma vasta gama de funções dentro da empresa (monitoramento de atividades, prevenção de conflitos de interesses etc.). Atuando como a política interna de uma empresa, é improvável que o Departamento de Compliance seja a unidade mais popular internamente. No entanto, é o departamento com importância na manutenção da integridade e reputação de uma empresa. Embora os custos com compliance tenham disparado nos últimos anos, os custos por não conformidade – mesmo que acidental — podem ser muito maiores para uma instituição. O não cumprimento de leis e regulamentos pode levar a pesadas multas monetárias, sanções legais e regulamentares, além da perda de reputação.

Os pilares do programa de compliance são: Identificação, Prevenção, Monitoramento e Detecção, Resolução de Problemas e por fim, Orientação e Treinamento.

Então, pesquisando na internet não faltará a informação necessária a um bom entendimento do compliance para quem for profissional e estiver comprometido com um projeto desta monta. Agora a Integrum segue uma lógica baseada nestes conceitos em diversas de suas principais funcionalidades, trazendo informações de prevenção, monitoramento, detecção e resolução de eventuais de problemas.

Isso se torna tangível quando a Controladoria ou Gestor for avaliar o histórico de uma simples cobrança bancária e descobrir que o Integrum, na emissão de uma nota gera uma cobrança que jamais poderá ser excluída, ela pode ser enviada a banco, pode trocar de carteira, pode ter seu vencimento alterado, pode ser baixada do banco e até cancelada, tudo bem, mas sempre terá o registro de quem e quando fez quaisquer destas alterações, jamais desaparecerá, apenas mudará seu status. Esta é apenas uma visão, mas neste artigo quero listar alguns outros pontos de compliance entregues pelo Integrum ERP:

  1. Geração de Ordens, de compra e produção – Registro seguro e rastreável de quando e quais pedidos ou outras demandas geraram a necessidade daquelas compras e fabricações;
  2. Todas as notas emitidas possuem o registro de quem o fez, quem eventualmente a cancelou e, óbvio, todas as outras informações data, hora etc.;
  3. Regras Comerciais implementadas no pedido – Os pedidos que foram submetidos a quaisquer regras comerciais previamente estabelecidas terão seus rastros completamente rastreáveis, se liberou, quem liberou, se alteraram o pedido, ao salvá-lo, as regras são novamente acionadas e o ciclo se reinicia e tudo fica “logado”;
  4. Na Engenharia de Produtos ou Ficha Técnica para alguns segmentos a lógica se repete, toda e qualquer mudança em áreas críticas destes registros são nativamente formalizadas com dados originais, novos valores e quem, quando etc. foi realizada;
  5. O acesso às telas e, dentro das telas, existem permissões exclusivas por Usuários a fim de “direcionar” o caminho destes Usuários dentro de suas atribuições nestas telas e áreas do sistema;
  6. Na emissão de notas fiscais, o processo foi pensado vislumbrando a expedição eficiente e eficaz, baseada em modelos, o sistema orienta ao operador no sentido de emitir suas notas com correção fiscal e legal pois lá na entrada do pedido o modelo da nota a ser emitida já foi seguramente definida.

Compliance é coisa séria e nós da Integrum queremos te ajudar a trilhar este caminho dando suporte, orientação e indicações seguras de profissionais qualificados a nos alcançar novas mãos a estas realizações.


Quer superar e vencer O Desafio? Então, conheça a INTEGRUM

Paula Denise Carlos – comercial@integrum.inf.br

(51) 3527-6619 / (51) 9 8409-5612

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

Então, quem é o Pedro? Sou um Sr. “50tão” formado em eletrônica na Fundação Liberato no ano de 1989, trabalhei no regime CLT por menos de três anos e logo me vi como empreendedor ao fundar, como sócio, a primeira empresa aos 23 anos. Desde os primeiros dias da vida profissional surgiu uma afinidade e paixão espontâneas pela indústria, especialmente ao participar do projeto de controle da produção em tempo real, “iniciado em 1990”, em uma grande calçadista gaúcha. Essa visão da fábrica ao vivo sempre me inspirou, levando-me ao momento que consegui transformar o que era apenas a coleta de dados em tempo real, em um produto de software, primeiro com uma série de módulos de PCP´s, diferentes para diferentes seguimentos industriais. Logo depois em um único ERP, multidisciplinar. Tudo isto aconteceu pelas mãos de bons e competentes técnicos da indústria de software, meu papel foi empreender, conduzir os envolvidos no caminho do “sonho empreendedor”, investir o que tinha e o que não tinha para tornar o projeto uma realidade. Hoje, além de um robusto ERP, o Integrum ERP, do qual sou o atual principal definidor, atuo com meu time na consultoria de gestão empresarial, no propósito de elevar o nível de resultados da organização e do aculturamento destes e seus profissionais para enfrentarem os atuais e futuros desafios, para seguirem firmes e adiante. Estar liderando a equipe de desenvolvimento, suporte e implantação do ERP, me trás uma visão muito clara e ampla da indústria em todas as relações entre as áreas, o que é cativante e desafiador. Sem mestrados, titulações ou fórmulas prontas, vamos agregando valor e auxiliando empresários e equipes a evoluírem e manterem estabelecidas novas e boas culturas na rotina operacional e estratégicas do negócio. Assim, lidando com as dores destas industrias, vou evoluindo em conhecimento, encontrando e desenvolvendo soluções e me tornando cada vez mais um ser humano completo, humilde e seguro por poder apoiar a sociedade em que vivemos. Sigo o lema de viver o momento, curto a cozinha e bons projetos sociais. Evoluir sempre.