O Compliance na indústria, na visão da Integrum!

Sim, compliance é coisa séria e devemos entendê-la muito bem, especialmente se quisermos implementá-la em nossas indústrias. Vamos dar uma “palinha” para entendermos genericamente dela e depois como tratamos os seus conceitos aplicados no Integrum Inteligência Industrial, nosso ERP.

A Wikipédia sintetiza da seguinte forma: No âmbito institucional e empresarial, compliance é o conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer. O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa “cumprir”.

O Departamento ou Unidade de Compliance em uma instituição é o responsável por garantir o cumprimento de todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis, tendo uma vasta gama de funções dentro da empresa (monitoramento de atividades, prevenção de conflitos de interesses etc.). Atuando como a política interna de uma empresa, é improvável que o Departamento de Compliance seja a unidade mais popular internamente. No entanto, é o departamento com importância na manutenção da integridade e reputação de uma empresa. Embora os custos com compliance tenham disparado nos últimos anos, os custos por não conformidade – mesmo que acidental — podem ser muito maiores para uma instituição. O não cumprimento de leis e regulamentos pode levar a pesadas multas monetárias, sanções legais e regulamentares, além da perda de reputação.

Os pilares do programa de compliance são: Identificação, Prevenção, Monitoramento e Detecção, Resolução de Problemas e por fim, Orientação e Treinamento.

Então, pesquisando na internet não faltará a informação necessária a um bom entendimento do compliance para quem for profissional e estiver comprometido com um projeto desta monta. Agora a Integrum segue uma lógica baseada nestes conceitos em diversas de suas principais funcionalidades, trazendo informações de prevenção, monitoramento, detecção e resolução de eventuais de problemas.

Isso se torna tangível quando a Controladoria ou Gestor for avaliar o histórico de uma simples cobrança bancária e descobrir que o Integrum, na emissão de uma nota gera uma cobrança que jamais poderá ser excluída, ela pode ser enviada a banco, pode trocar de carteira, pode ter seu vencimento alterado, pode ser baixada do banco e até cancelada, tudo bem, mas sempre terá o registro de quem e quando fez quaisquer destas alterações, jamais desaparecerá, apenas mudará seu status. Esta é apenas uma visão, mas neste artigo quero listar alguns outros pontos de compliance entregues pelo Integrum ERP:

  1. Geração de Ordens, de compra e produção – Registro seguro e rastreável de quando e quais pedidos ou outras demandas geraram a necessidade daquelas compras e fabricações;
  2. Todas as notas emitidas possuem o registro de quem o fez, quem eventualmente a cancelou e, óbvio, todas as outras informações data, hora etc.;
  3. Regras Comerciais implementadas no pedido – Os pedidos que foram submetidos a quaisquer regras comerciais previamente estabelecidas terão seus rastros completamente rastreáveis, se liberou, quem liberou, se alteraram o pedido, ao salvá-lo, as regras são novamente acionadas e o ciclo se reinicia e tudo fica “logado”;
  4. Na Engenharia de Produtos ou Ficha Técnica para alguns segmentos a lógica se repete, toda e qualquer mudança em áreas críticas destes registros são nativamente formalizadas com dados originais, novos valores e quem, quando etc. foi realizada;
  5. O acesso às telas e, dentro das telas, existem permissões exclusivas por Usuários a fim de “direcionar” o caminho destes Usuários dentro de suas atribuições nestas telas e áreas do sistema;
  6. Na emissão de notas fiscais, o processo foi pensado vislumbrando a expedição eficiente e eficaz, baseada em modelos, o sistema orienta ao operador no sentido de emitir suas notas com correção fiscal e legal pois lá na entrada do pedido o modelo da nota a ser emitida já foi seguramente definida.

Compliance é coisa séria e nós da Integrum queremos te ajudar a trilhar este caminho dando suporte, orientação e indicações seguras de profissionais qualificados a nos alcançar novas mãos a estas realizações.


Quer superar e vencer O Desafio? Então, conheça a INTEGRUM

Paula Denise Carlos – comercial@integrum.inf.br

(51) 3527-6619 / (51) 9 8409-5612

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

O Pedro por essência é um empreendedor, com formação em eletrônica, fundou sua empresa com 23 anos (e lá se vão quase 30 anos de casa). Possui profundo conhecimento das demandas de Clientes de softwares de Gestão Empresarial brasileiros (ERP´s), e as expectativas destes clientes quanto a serviços, produtos e padrões de atendimento na pré e pós-implantação destes. Conhecimentos adquiridos por mais de 30 anos como profissional/empresário da área de Tecnologia da Informação e foco na indústria. Possui qualidades organizacionais e capacidade para liderar equipes de trabalhos e suas relações, tanto com a carteira de Clientes, sincronizando necessidades e gerenciando sinergias entre as áreas operacionais do negócio e o Cliente quanto equipes dos clientes ao oferecer soluções para as organizações industriais em todas as áreas de gestão do negócio. Adquiriu conhecimentos avançados em análise de sistemas computacionais diante da atuação direta na liderança da equipe de desenvolvimento do ERP Integrum, especialmente nos últimos 12 anos.