A Engenharia do Produto, para que serve e como devemos estruturá-la?

De forma objetiva ela serve como a base para a utilização de toda a gestão da fábrica, planejamento de materiais e planejamento financeiro de uma indústria. Em suma é a essência de um sistema industrial, pois se as informações não forem de forma correta rigorosamente cadastradas, não será possível fazer um bom uso das funções sequentes do PCP, como emitir Ordens de Fabricação/Compras, com roteiros de produção corretos, cálculos dos Estoques Projetados dos componentes, nem como emitir relatórios coesos da situação atual dos pedidos em produção.

Uma boa Engenharia de Produtos ou, Ficha Técnica para alguns seguimentos de mercado, em muitos sistemas ERP´s possuem cadastro único (o que entendemos como mais adequado aqui na Integrum), de todos os dados em uma única tela, sejam eles produtos fabricados, comprados e/ou beneficiados em terceiros e necessitam obrigatoriamente possuir os seguintes dados:

DADOS GERAIS

Nesta área são cadastrados dados gerais do produto como volumetrias, origens, código e/ou descrição, unidades de medidas/conversões, grupo de estoque a que pertencem entre outros.

DADOS FISCAIS

Este serve para estabelecer uma série de informações fiscais que recaem sobre o produto para que este atenda ao conjunto da obra, ou seja, desde a emissão/recebimento de notas fiscais coerentemente, assim como para atender a geração dos SPED’s, tão em evidência na utilização de sistemas por indústrias e são:

– Tipo Fiscal do Item;

– Classificação Fiscal;

– Origem da Mercadoria;

– FCI – Documento Ficha de Conteúdo de Importação;

– CEST – Código Especificador da Substituição Tributária;

– DNF – Demonstrativo de Notas Fiscais.

LOCAIS DE ESTOQUES

Onde se guarda o produto, endereçamentos nos estoques, pulmões de Kanbans dentro da produção entre outras variáveis possíveis.

ESTRUTURA DO PRODUTO

Neste local são informados todos os componentes e/ou matérias-primas que são necessários para a fabricação do item. Deve ser observado que a estrutura compreendida neste cadastro envolve apenas os itens filhos. Aqui deve constar Código/Descrição do item, a Quantidade de material usados para a produção de um item, Unidades de Medidas, Situação (Ativo/Inativo), informações referentes à Tipo de Ordem (se Estoque Projetado (Qtd. Disponível + Entrada Planejadas + Terceiros – Saídas Planejadas), Pedido a Pedido (gera ordens para todos os pedidos e níveis da estrutura), se um item é Fantasma ou não, entre outros.

DADOS DO MRP

Base da parametrização para a geração de ordens no sistema tais como:

– Forma de obtenção do item (comprados ou fabricados);

– Políticas de lotes;

– % Adicional de quebras;

– Opção de Diversas OFs/OC’s;

– Múltiplos de Lotes;

– Estoque de Segurança; – Ponto de Pedido.

ROTEIROS

Local onde se configura todo o roteiro de produção do item. São as ações a serem executadas em um determinado item para sua transformação e os principais registros são:

– Tipos de Recursos;

– Recursos;

– Tipos de Ações;

– Tempo Padrão/Ciclos;

– Tempo de Setup;

– Instruções de Trabalho.

DE PARA DE CLIENTES E FORNECEDORES

Utilizado em EDI’s (Eletronic Data Interchange – Troca Eletrônica de Dados), Ordens de Compras e Faturamento, dispõe o cadastro do bem com nome e código do cliente – DE >PARA do produto assim como para regras de faturamento onde o código/Descrição do Cliente poderão ser substituídos e/ou adicionados no momento da emissão fiscal.

SITUAÇÃO DO PRODUTO

Local onde se pode Ativar/Inativar, Liberar/Bloquear o produto, normalmente associados as áreas de compras, vendas, estoques, processos e engenharia.

VERSIONAMENTO

Recurso útil para controlar a versão/revisão de um produto durante sua vida útil na empresa.

ANEXOS DA ENGENHARIA

Local para vincular o path de desenhos, documentos formais, imagens entre outros dados externos ao sistema, mas vinculados ao produto.


Quer superar e vencer O Desafio? Então, conheça a INTEGRUM

Paula Denise Carlos – comercial@integrum.inf.br

(51) 3527-6619 / (51) 9 8409-5612

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

Pedro é um empreendedor que traz consigo uma paixão genuína pela indústria desde os primeiros dias de sua carreira. Sua formação em eletrônica pela Fundação Liberato, em 1989, serviu como base para uma jornada marcada pelo espírito empreendedor e pela busca incessante por inovação. Após uma breve experiência no regime CLT, aos 23 anos, ele fundou sua primeira empresa. Foi durante sua participação em um projeto de controle de produção em tempo real para uma grande calçadista gaúcha, iniciado em 1990, que Pedro teve sua epifania. Ele viu além da simples coleta de dados e enxergou a oportunidade de transformar esse processo em um produto de software revolucionário. Com sua visão clara e determinação incansável, Pedro liderou a criação de uma série de módulos de PCP para diversos setores industriais, culminando no desenvolvimento do poderoso ERP Integrum ERP, do qual é o principal definidor nos dias de hoje. Apesar de não possuir mestrados ou titulações, Pedro compensa isso com sua habilidade inata de empreender e liderar. Sua jornada é marcada por sua capacidade de reunir talentos e conduzi-los na realização de um sonho empreendedor. Além de liderar a equipe por trás do Integrum ERP, ele também se destaca como consultor de gestão empresarial, buscando elevar o desempenho e a cultura organizacional das empresas com as quais trabalha. Fora do ambiente corporativo, Pedro encontra prazer na cozinha e dedica parte de seu tempo a projetos sociais que visam contribuir para a comunidade. Sua filosofia de vida é simples: evoluir constantemente e fazer a diferença, seja no mundo dos negócios ou na vida das pessoas ao seu redor.