Margem de Contribuição

Para falarmos em Margem de Contribuição, parece-nos que o primeiro passo é conceituar o que ela significa. Mesmo sendo um assunto relevante na vida da Indústria, muitos não o sabem ou não se interessam pelo tema, que querendo ou não, com uma simples pesquisa a internet nos aponta uma série de resumos conceituando-a. Vou trazer esta conceituação que apanhei no manual de uso do Integrum, que me deixa confortável no entendimento e acredito que Você também terá esta percepção:

CONCEITOS:

– Margem de Contribuição: Margem de Contribuição é igual ao valor das Vendas menos o valor dos Custos Variáveis e das Despesas Variáveis;

– Lucro: Lucro é igual à Margem de Contribuição calculada menos as despesas fixas da empresa.

Ou seja, a Margem de contribuição de um item de uma NF (nota Fiscal) indica quanto, do preço de venda aplicado àquele item sobra depois de retirados os custos de fabricação, de venda e os impostos embutidos, ou seja, enquanto a receita daquele item contribui para a empresa pagar suas despesas fixas e ainda obter lucro.

Já o lucro de um item representa o quanto sobra da margem após o pagamento das despesas fixas, ou seja, o lucro obtido na venda daquele item.

Tanto a margem quanto o lucro podem ser expressos de diversas formas:

– Unitário: Valor correspondente a uma unidade vendida do produto, em uma NF específica;

– Total: Valor correspondente a toda a quantidade vendida em uma NF específica;

– Percentual: Percentual de margem ou Lucro calculados sobre o preço de venda em uma NF específica.

Quando totalizamos estes valores, em relatórios e tabelas dinâmicas, devemos saber o seguinte:

– Valores Unitários e Percentuais não podem ser somados, mas podem ser usados em cálculos de média. Não faz sentido somarmos estes valores;

– Por outro lado, Valores Totais podem sim ser somados, a fim de se obter totalizações de margem ou lucro por produto, vendedor, cliente ou qualquer outro critério desejado.

Como em outros artigos, gosto muito de traçar paralelos com a “vida real” para demonstrar a realidade muitas vezes não percebidas pelo gestor ou lideranças nas indústrias. Veja esta breve narrativa:

Numa indústria de Injetados da região Metropolitana de Porto Alegre uma empresa que possuía oito injetoras utilizava duas de suas injetoras, em tempo integral, de dois a três turnos diários para injeção de uma peça chamada “bucha”, injetavam-se 600.000 unidades ao mês e, analisando a Margem de Contribuição desta venda o resultado era algo em torno de R$ 16.000,00 ao mês. Já, de outro recurso (outra injetora), utilizando-se de dois a três turnos dela ao mês, percebam a discrepância de utilização de tempo do recurso, injetando outra peça do portfólio, a Margem de Contribuição girava em torno de R$ 65.000,00 mensalmente.

No caso específico, esta empresa prestava serviço para uma única empresa cliente, e este cenário era dos piores, pois mexer no preço daquele produto poderia afetar outros. Foi aí que a nossa ação, além do sistema ERP, teve mais um efeito positivo. Entramos em contato com o cliente, que era proprietário das matrizes de injeção das “buchas”, e informamos que ambas as matrizes estavam em muito mal estado de conservação, com diversas cavidades fechadas, e ainda as cavidades em uso falhavam gerando rejeitos na injeção e olha só a surpresa: O coordenador de terceiros do Cliente disse que estava com outras duas matrizes reservas plenamente em dia e que as enviaria no dia seguinte com o caminhão da coleta e assim o fez.

A surpresa, com as novas matrizes, mudou drasticamente o cenário pois a meta de 600.000 unidades ao mês fora alcançada em 25 dias e cativando apenas uma das injetoras no mês. Vejam, as margens continuavam não sendo as melhores, contudo dobraram, mas os custos caíram drasticamente e na média geral, melhorou muito o resultado do negócio uma vez que repetimos a análise em 100% da carteira de pedidos e isto trouxe novo ânimo ao negócio.

Então é isso, nós aqui na Integrum incorporamos de forma gradativa o conceito de SISTEMA, CULTURA e CONSULTORIA.

Entre em contato, estamos ávidos por lhes apoiar e mostrar-lhes um novo mundo na relação fornecedor de ERP e Usuários de ERP´s.


Conte com a Integrum – 51 3527-6619

comercial@integrum.inf.br

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

Então, quem é o Pedro? Sou um Sr. “50tão” formado em eletrônica na Fundação Liberato no ano de 1989, trabalhei no regime CLT por menos de três anos e logo me vi como empreendedor ao fundar, como sócio, a primeira empresa aos 23 anos. Desde os primeiros dias da vida profissional surgiu uma afinidade e paixão espontâneas pela indústria, especialmente ao participar do projeto de controle da produção em tempo real, “iniciado em 1990”, em uma grande calçadista gaúcha. Essa visão da fábrica ao vivo sempre me inspirou, levando-me ao momento que consegui transformar o que era apenas a coleta de dados em tempo real, em um produto de software, primeiro com uma série de módulos de PCP´s, diferentes para diferentes seguimentos industriais. Logo depois em um único ERP, multidisciplinar. Tudo isto aconteceu pelas mãos de bons e competentes técnicos da indústria de software, meu papel foi empreender, conduzir os envolvidos no caminho do “sonho empreendedor”, investir o que tinha e o que não tinha para tornar o projeto uma realidade. Hoje, além de um robusto ERP, o Integrum ERP, do qual sou o atual principal definidor, atuo com meu time na consultoria de gestão empresarial, no propósito de elevar o nível de resultados da organização e do aculturamento destes e seus profissionais para enfrentarem os atuais e futuros desafios, para seguirem firmes e adiante. Estar liderando a equipe de desenvolvimento, suporte e implantação do ERP, me trás uma visão muito clara e ampla da indústria em todas as relações entre as áreas, o que é cativante e desafiador. Sem mestrados, titulações ou fórmulas prontas, vamos agregando valor e auxiliando empresários e equipes a evoluírem e manterem estabelecidas novas e boas culturas na rotina operacional e estratégicas do negócio. Assim, lidando com as dores destas industrias, vou evoluindo em conhecimento, encontrando e desenvolvendo soluções e me tornando cada vez mais um ser humano completo, humilde e seguro por poder apoiar a sociedade em que vivemos. Sigo o lema de viver o momento, curto a cozinha e bons projetos sociais. Evoluir sempre.