O Compliance na indústria, na visão da Integrum!

Sim, compliance é coisa séria e devemos entendê-la muito bem, especialmente se quisermos implementá-la em nossas indústrias. Vamos dar uma “palinha” para entendermos genericamente dela e depois como tratamos os seus conceitos aplicados no Integrum Inteligência Industrial, nosso ERP.

A Wikipédia sintetiza da seguinte forma: No âmbito institucional e empresarial, compliance é o conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer. O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa “cumprir”.

O Departamento ou Unidade de Compliance em uma instituição é o responsável por garantir o cumprimento de todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis, tendo uma vasta gama de funções dentro da empresa (monitoramento de atividades, prevenção de conflitos de interesses etc.). Atuando como a política interna de uma empresa, é improvável que o Departamento de Compliance seja a unidade mais popular internamente. No entanto, é o departamento com importância na manutenção da integridade e reputação de uma empresa. Embora os custos com compliance tenham disparado nos últimos anos, os custos por não conformidade – mesmo que acidental — podem ser muito maiores para uma instituição. O não cumprimento de leis e regulamentos pode levar a pesadas multas monetárias, sanções legais e regulamentares, além da perda de reputação.

Os pilares do programa de compliance são: Identificação, Prevenção, Monitoramento e Detecção, Resolução de Problemas e por fim, Orientação e Treinamento.

Então, pesquisando na internet não faltará a informação necessária a um bom entendimento do compliance para quem for profissional e estiver comprometido com um projeto desta monta. Agora a Integrum segue uma lógica baseada nestes conceitos em diversas de suas principais funcionalidades, trazendo informações de prevenção, monitoramento, detecção e resolução de eventuais de problemas.

Isso se torna tangível quando a Controladoria ou Gestor for avaliar o histórico de uma simples cobrança bancária e descobrir que o Integrum, na emissão de uma nota gera uma cobrança que jamais poderá ser excluída, ela pode ser enviada a banco, pode trocar de carteira, pode ter seu vencimento alterado, pode ser baixada do banco e até cancelada, tudo bem, mas sempre terá o registro de quem e quando fez quaisquer destas alterações, jamais desaparecerá, apenas mudará seu status. Esta é apenas uma visão, mas neste artigo quero listar alguns outros pontos de compliance entregues pelo Integrum ERP:

  1. Geração de Ordens, de compra e produção – Registro seguro e rastreável de quando e quais pedidos ou outras demandas geraram a necessidade daquelas compras e fabricações;
  2. Todas as notas emitidas possuem o registro de quem o fez, quem eventualmente a cancelou e, óbvio, todas as outras informações data, hora etc.;
  3. Regras Comerciais implementadas no pedido – Os pedidos que foram submetidos a quaisquer regras comerciais previamente estabelecidas terão seus rastros completamente rastreáveis, se liberou, quem liberou, se alteraram o pedido, ao salvá-lo, as regras são novamente acionadas e o ciclo se reinicia e tudo fica “logado”;
  4. Na Engenharia de Produtos ou Ficha Técnica para alguns segmentos a lógica se repete, toda e qualquer mudança em áreas críticas destes registros são nativamente formalizadas com dados originais, novos valores e quem, quando etc. foi realizada;
  5. O acesso às telas e, dentro das telas, existem permissões exclusivas por Usuários a fim de “direcionar” o caminho destes Usuários dentro de suas atribuições nestas telas e áreas do sistema;
  6. Na emissão de notas fiscais, o processo foi pensado vislumbrando a expedição eficiente e eficaz, baseada em modelos, o sistema orienta ao operador no sentido de emitir suas notas com correção fiscal e legal pois lá na entrada do pedido o modelo da nota a ser emitida já foi seguramente definida.

Compliance é coisa séria e nós da Integrum queremos te ajudar a trilhar este caminho dando suporte, orientação e indicações seguras de profissionais qualificados a nos alcançar novas mãos a estas realizações.


Quer superar e vencer O Desafio? Então, conheça a INTEGRUM

Paula Denise Carlos – comercial@integrum.inf.br

(51) 3527-6619 / (51) 9 8409-5612

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

Pedro é um líder de pensamento que se dedica em preparar pessoas para exercerem suas funções com maior eficiência, qualidade e LIBERDADE entregando-lhes motivação e inspiração. Sua jornada como empreendedor é impulsionada por uma paixão genuína pela indústria, presente desde os primeiros dias de sua carreira. Formado em eletrônica pela Fundação Liberato em 1989, Pedro utilizou essa base sólida de conhecimento para desenvolver um espírito empreendedor e uma busca incessante por inovação compartilhada pelos diversos times em que se faz presente. Após uma breve experiência no regime CLT, aos 23 anos, fundou sua primeira empresa. Foi durante um projeto de controle de produção em tempo real para uma grande calçadista gaúcha, iniciado em 1990, que Pedro teve seu momento “eureka”. Ele identificou uma oportunidade de transformar a coleta de dados na produção em um produto de software revolucionário. Com sua visão clara e determinação incansável, Pedro liderou e estimulou seu time para a criação de uma série de módulos de Planejamento e Controle da Produção (PCP) para diversos setores industriais, culminando no desenvolvimento do poderoso ERP Integrum ERP, do qual atualmente é o principal definidor. Embora não possua mestrados ou titulações, Pedro compensa isso com sua habilidade inata de empreender e liderar. Seu desejo incessante e capacidade de reunir talentos e conduzi-los na realização de um sonho empreendedor é notável. Além de liderar a equipe por trás do Integrum ERP, Pedro dedica-se profundamente como consultor de gestão empresarial, focando-se a elevar o desempenho e a cultura organizacional das empresas com as quais trabalha, relacionando-se desde o operador de máquina ao sócio/diretor do negócio com o propósito simples de estimulá-los a serem melhores do que já são. Fora do ambiente corporativo, Pedro encontra prazer na cozinha e dedica parte de seu tempo a projetos sociais que visam contribuir para a comunidade. Sua filosofia de vida é simples: evoluir constantemente e fazer a diferença positivamente, seja no mundo dos negócios ou na vida das pessoas ao seu redor.