Tecnologia Low-Code, tudo o que você precisa saber

Low-code é uma abordagem de desenvolvimento de software que requer pouca ou nenhuma codificação para criar aplicativos e processos. Em vez de usar linguagens de programação complexas, você pode empregar interfaces visuais com lógica básica e recursos de arrastar e soltar em uma plataforma de desenvolvimento de Low-Code. Usuários sem conhecimento avançado de codificação ou criação de software podem usar essas técnicas intuitivas para construir software para diversas finalidades, como a criação de aplicativos móveis e de negócios.

Por serem uma alternativa rápida e simples ao desenvolvimento de software convencional, essas plataformas têm crescido em popularidade. Uma estrutura de low-Code pode ser usada por desenvolvedores técnicos  para criar aplicativos de uma ampla variedade para atender às demandas de crescimento do mercado, simplificar processos e facilitar a transformação digital.

O que é desenvolvimento Low-code?

Em vez da programação de computador convencional codificada à mão, uma estrutura de desenvolvimento de Low-Code oferece um ambiente de programação para criar aplicativos de software por meio de interfaces gráficas de usuário e configuração. As estruturas de criação de Low-Code fornecem a empresa a capacidade de incorporar blocos de construção em fluxos de trabalho e aplicativos. Esses elementos básicos abstraem o código por trás de ações e ordens, permitindo que a TI crie interfaces e aplicativos de negócios sem precisar codificá-los manualmente.

Recurso em plataformas de desenvolvimento de Low-Code

Ferramentas de modelagem visual: Leva menos tempo para criar aplicativos usando abordagens visuais e modelos do que desenvolver aplicativos usando código. Os sistemas de Low-Code, que são equipados com recursos de modelagem visual, usam módulos integrados para refletir os detalhes de uma maneira que todos possam entender – desde usuários corporativos não técnicos até desenvolvedores avançados.

Funcionalidade fora da caixa: O software elimina a necessidade de criar componentes-chave para aplicativos desde o início. Alguns sistemas de Low-Code, por exemplo, fornecem armazenamento de dados ou componentes de aplicativos voltados para o cliente, como gerenciamento de serviços ou gerenciamento de processos de vendas.

Interface de arrastar e soltar: A funcionalidade de arrastar e soltar está disponível em qualquer plataforma Low-Code conhecida. É uma das funcionalidades mais críticas e valiosas que facilita o processo de produção. A conveniência dos recursos de arrastar e soltar oferecidos ao longo do desenvolvimento de aplicativos oferece suporte a todos da equipe.

Escalabilidade: A escalabilidade é essencial para sistemas low-code. Ele deve criar aplicativos que possam acomodar um aumento no número de usuários à medida que sua empresa se expande. Deve ser capaz de acomodar de 20 a 20.000 funcionários.

A implementação de Low-Code produzirá rapidamente resultados observáveis ​​para o negócio. Aqui estão algumas das vantagens mais significativas de usar uma plataforma de desenvolvimento low-code:

Tempo de lançamento mais rápido no mercado: Criar um aplicativo personalizado ou um aplicativo para smartphone é um processo dinâmico e demorado. As plataformas low-code, por outro lado, reduzem bastante o tempo de produção.

Controle de acesso: Os usuários de negócios podem conceder acesso convenientemente ao seu programa usando uma plataforma de Low-Code. Tanto no nível amplo quanto no micro, os usuários podem monitorar quem tem acesso ao aplicativo. Os usuários podem ser designados como administradores, co-proprietários ou usuários finais pelo criador do aplicativo.

Menos custo: Fazer software convencionalmente – ou seja, codificar manualmente cada parte do sistema – é difícil, requer tempo e é caro. Por outro lado, plataformas low-code permitem o desenvolvimento de mais aplicações em menos tempo, diminuindo o custo do processo.

Sistemas low-code são a combinação perfeita de democratização e poder.