Como a Internet das coisas acelera o progresso da indústria 4.0

Com o preço da tecnologia de sensores caindo, os fabricantes estão projetando e entregando mais produtos e ativos inteligentes habilitados para Internet das Coisas (IoT) do que nunca. À medida que a tecnologia avança ao longo da curva de adoção, o hype da IoT está dando lugar a implementações de IoT do mundo real. A hora da IoT é AGORA.

A IoT tem sido vista como a tecnologia de base por trás da Indústria 4.0 – e com as implementações de IoT do mundo real avançando rapidamente, agora podemos ver a visão da Indústria 4.0 começando a tomar forma na forma de fábricas inteligentes e cadeias de suprimentos digitais movidas a dados, percepção e automação.

A adoção está começando a crescer como uma bola de neve. Aqui na Integrum, vemos as implementações de IoT ganhando força desde de 2020, à medida que a tecnologia se torna cada vez mais popular, pelo menos 50% dos aplicativos corporativos em produção serão habilitados para IoT até 2024.

Na verdade, as organizações em todo o mundo agora estão usando a IoT em escala e com um nível de sofisticação que permite aumentar a eficiência, atender à demanda crescente e promover melhores experiências para o cliente.

O resultado é que a pilha de produção tradicional está evoluindo para uma plataforma de manufatura digital que oferece suporte a fábricas totalmente automatizadas, produção de alto volume, personalizações em massa e a produção lucrativa de produtos personalizados.

Com a IoT impulsionando a Indústria 4.0, as máquinas e os processos de negócios agora estão interagindo sem intervenção humana – liberando as empresas para se concentrarem nos resultados de negócios. Isso está permitindo que as organizações aumentem a automação comercial, aprimorem a agilidade comercial e aprimorem a experiência do cliente.

A forma como os humanos trabalham em ambientes de produção também está mudando. Cada vez mais, os funcionários obtêm informações personalizadas e suporte à decisão fornecido a eles em seus dispositivos inteligentes no local de trabalho.

Para facilitar ainda mais essa mudança, os sistemas que suportam a produção estão mudando de um foco na execução de produção transacional para a execução e otimização de processos de negócios orientados por dados.