Como a Internet das coisas acelera o progresso da indústria 4.0

Com o preço da tecnologia de sensores caindo, os fabricantes estão projetando e entregando mais produtos e ativos inteligentes habilitados para Internet das Coisas (IoT) do que nunca. À medida que a tecnologia avança ao longo da curva de adoção, o hype da IoT está dando lugar a implementações de IoT do mundo real. A hora da IoT é AGORA.

A IoT tem sido vista como a tecnologia de base por trás da Indústria 4.0 – e com as implementações de IoT do mundo real avançando rapidamente, agora podemos ver a visão da Indústria 4.0 começando a tomar forma na forma de fábricas inteligentes e cadeias de suprimentos digitais movidas a dados, percepção e automação.

A adoção está começando a crescer como uma bola de neve. Aqui na Integrum, vemos as implementações de IoT ganhando força desde de 2020, à medida que a tecnologia se torna cada vez mais popular, pelo menos 50% dos aplicativos corporativos em produção serão habilitados para IoT até 2024.

Na verdade, as organizações em todo o mundo agora estão usando a IoT em escala e com um nível de sofisticação que permite aumentar a eficiência, atender à demanda crescente e promover melhores experiências para o cliente.

O resultado é que a pilha de produção tradicional está evoluindo para uma plataforma de manufatura digital que oferece suporte a fábricas totalmente automatizadas, produção de alto volume, personalizações em massa e a produção lucrativa de produtos personalizados.

Com a IoT impulsionando a Indústria 4.0, as máquinas e os processos de negócios agora estão interagindo sem intervenção humana – liberando as empresas para se concentrarem nos resultados de negócios. Isso está permitindo que as organizações aumentem a automação comercial, aprimorem a agilidade comercial e aprimorem a experiência do cliente.

A forma como os humanos trabalham em ambientes de produção também está mudando. Cada vez mais, os funcionários obtêm informações personalizadas e suporte à decisão fornecido a eles em seus dispositivos inteligentes no local de trabalho.

Para facilitar ainda mais essa mudança, os sistemas que suportam a produção estão mudando de um foco na execução de produção transacional para a execução e otimização de processos de negócios orientados por dados.

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

Pedro é um líder de pensamento que se dedica em preparar pessoas para exercerem suas funções com maior eficiência, qualidade e LIBERDADE entregando-lhes motivação e inspiração. Sua jornada como empreendedor é impulsionada por uma paixão genuína pela indústria, presente desde os primeiros dias de sua carreira. Formado em eletrônica pela Fundação Liberato em 1989, Pedro utilizou essa base sólida de conhecimento para desenvolver um espírito empreendedor e uma busca incessante por inovação compartilhada pelos diversos times em que se faz presente. Após uma breve experiência no regime CLT, aos 23 anos, fundou sua primeira empresa. Foi durante um projeto de controle de produção em tempo real para uma grande calçadista gaúcha, iniciado em 1990, que Pedro teve seu momento “eureka”. Ele identificou uma oportunidade de transformar a coleta de dados na produção em um produto de software revolucionário. Com sua visão clara e determinação incansável, Pedro liderou e estimulou seu time para a criação de uma série de módulos de Planejamento e Controle da Produção (PCP) para diversos setores industriais, culminando no desenvolvimento do poderoso ERP Integrum ERP, do qual atualmente é o principal definidor. Embora não possua mestrados ou titulações, Pedro compensa isso com sua habilidade inata de empreender e liderar. Seu desejo incessante e capacidade de reunir talentos e conduzi-los na realização de um sonho empreendedor é notável. Além de liderar a equipe por trás do Integrum ERP, Pedro dedica-se profundamente como consultor de gestão empresarial, focando-se a elevar o desempenho e a cultura organizacional das empresas com as quais trabalha, relacionando-se desde o operador de máquina ao sócio/diretor do negócio com o propósito simples de estimulá-los a serem melhores do que já são. Fora do ambiente corporativo, Pedro encontra prazer na cozinha e dedica parte de seu tempo a projetos sociais que visam contribuir para a comunidade. Sua filosofia de vida é simples: evoluir constantemente e fazer a diferença positivamente, seja no mundo dos negócios ou na vida das pessoas ao seu redor.