A Importância da Manutenção Industrial

A Importância da Manutenção Industrial

Não é necessário ser um expert em gestão para se ter a noção da importância da manutenção na indústria. Máquinas e equipamentos sofrem desgastes por conta de suas operações e requerem que seja dada devida atenção às mesmas no sentido de mantê-las a plena performance de cumprir suas missões. Aumentando sua vida útil através de ações para manter ou restaurar um ou mais componentes, peças ou a máquina como um todo.

“Máquina parada invariavelmente representa o maior custo do evento e gera desgastes desnecessários ao processo produtivo, às vendas e à tesouraria.”

É possível dividir a manutenção industrial em seis categorias sendo três (*) delas as mais usuais:

  • * Manutenção corretiva não planejada: quando as máquinas ou equipamentos param, total ou parcialmente ou apresentam desempenho aquém do previsto e requer intervenção da equipe de manutenção;
  • Manutenção corretiva planejada: é quando a máquina ou equipamento apresenta uma disfunção, mas, dentro de algum prejuízo, seja qualidade, performance ou ambos, a manutenção será postergada para um momento planejado de execução;
  • * Manutenção preventiva: trata-se de um plano prévio de manutenção na máquina ou equipamento com intuito de identificar possíveis defeitos. Antecipando paradas ou danos com prejuízos maiores aos mesmos e ao negócio;
  • * Manutenção preditiva: é a manutenção que trabalha no sentido de análise baseada em ciclos ou periodicidade de uso. Sendo de partes ou do todo e neste sentido prover as análises definidas para a manutenção antevendo paradas e prejuízos;
  • Manutenção detectiva: trata-se de uma manutenção minuciosa que procura falhas ocultas ou de difícil percepção, mais uma ação preventiva;
  • Engenharia da manutenção: há, em determinados tipos de plantas industriais, uma visão da engenharia que se torna responsável por aplicar técnicas avançadas de manutenção industrial por análises e planos baseados em projetos e eventuais históricos e que geram benchmarks e informações avançadas sobre desgastes, riscos potenciais entre outros.

E daí, qual delas é a melhor para a Industria?

“As indústrias que utilizam com sucesso a manutenção preventiva, podem aplicar a manutenção preditiva, que se constitui no mais completo e correto sistema de manutenção. Nesse sistema, com auxílio de equipamentos, detectores mais sofisticados, pode-se determinar se está na hora de abrir a máquina e trocar um componente, antes que venha a falhar” diz o professor Décio Martins Pereira, autor do Manual de Manutenção Industrial.

Associe o ERP a manutenção industrial

Por fim, pensar em um bom plano de manutenção sem pensar em software e tecnologia associados seria ilógico nos tempos atuais. Então, seja o módulo de manutenção industrial *embarcado em um ERP ou soluções específicas (que não recomendo) de softwares vendidos ou fornecidos para este único fim, a tecnologia é uma grande aliada.

*Nestas ferramentas você pode definir um plano de manutenção e associá-lo ao equipamento e ao cadastro dos produtos no ERP. Apoiando assim eventuais emissões fiscais para envios à manutenção terceirizada, abastecer o módulo patrimonial, gerar uma visão mais precisa ao PCP que deixa de contar com as máquinas ou equipamentos em programação de parada no seu planejamento e, além disso, poder vincular despesas, sejam elas materiais ou serviços ao recurso específico ou “centros de custos” corretos vislumbrando o quanto custa manter aquela máquina ou equipamento no uso.

Cabe também comentar que no ERP que possui a manutenção industrial e o M.E.S. (Manufacturing Execution System ou Sistema de Controle da Manufatura) há uma interessante sinergia, pois, a manutenção pode ser acionada pelo apontamento da produção e mais ainda, pode a manutenção acessar o módulo e analisar os indicadores de paradas de máquinas ou equipamentos por defeitos ou necessidade de refazer setups constantemente gerando custos e indicando o risco de parada por defeito iminente.

A Integrum entrega uma ferramenta de Manutenção Industrial Completa

A Integrum Inteligência Industrial possui estas ferramentas todas integradas no ERP Integrum, afinal, nosso negócio é ser um parceiro completo para a Industria com SISTEMA, CULTURA e CONSULTORIA.

Quer superar e vencer o oesafio? Então, conheça a INTEGRUM

Indicação de leitura: “DRE e Fluxo de caixa”

Entre em contato por aqui!

@integruminteligencia

(51) 3527-6619

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

Pedro é um empreendedor que traz consigo uma paixão genuína pela indústria desde os primeiros dias de sua carreira. Sua formação em eletrônica pela Fundação Liberato, em 1989, serviu como base para uma jornada marcada pelo espírito empreendedor e pela busca incessante por inovação. Após uma breve experiência no regime CLT, aos 23 anos, ele fundou sua primeira empresa. Foi durante sua participação em um projeto de controle de produção em tempo real para uma grande calçadista gaúcha, iniciado em 1990, que Pedro teve sua epifania. Ele viu além da simples coleta de dados e enxergou a oportunidade de transformar esse processo em um produto de software revolucionário. Com sua visão clara e determinação incansável, Pedro liderou a criação de uma série de módulos de PCP para diversos setores industriais, culminando no desenvolvimento do poderoso ERP Integrum ERP, do qual é o principal definidor nos dias de hoje. Apesar de não possuir mestrados ou titulações, Pedro compensa isso com sua habilidade inata de empreender e liderar. Sua jornada é marcada por sua capacidade de reunir talentos e conduzi-los na realização de um sonho empreendedor. Além de liderar a equipe por trás do Integrum ERP, ele também se destaca como consultor de gestão empresarial, buscando elevar o desempenho e a cultura organizacional das empresas com as quais trabalha. Fora do ambiente corporativo, Pedro encontra prazer na cozinha e dedica parte de seu tempo a projetos sociais que visam contribuir para a comunidade. Sua filosofia de vida é simples: evoluir constantemente e fazer a diferença, seja no mundo dos negócios ou na vida das pessoas ao seu redor.