Hoje é quase impossível prospectar clientes sem possuir um bom CRM em mesa capaz de agilizar e automatizar os processos de vendas.
O termo CRM (Customer Relationship Management) também chamado de “Gestão de Relacionamento com o Cliente” é o software ou parte dele (ferramenta) que armazena todas as informações sobre os clientes e auxilia o vendedor a visualizar a evolução do pipeline e manter a gestão do follow up atualizada.
O pipeline, também conhecido como Funil de Vendas, exige que se conheça muito bem o processo de vendas para que sejam definidas coerentemente todas as fases. Com as fases estabelecidas é possível identificar oportunidades e planejar tarefas garantindo uma estratégia importante de vendas. As principais etapas do pipeline são PROSPECÇÃO, PROPOSTA, NEGOCIAÇÃO e FECHAMENTO. Dentro de cada etapa deve haver sub etapas com ações desenvolvidas para o cumprimento de cada fase.
O termo follow-up se aplica a ações que permitam acompanhar seus clientes em potencial, fazendo com que avancem no processo de vendas até fechamento do negócio.
Com o histórico do relacionamento realizado em mãos e de acesso fácil, a ferramenta ajuda os vendedores a saber exatamente quando o cliente deve ser contatado, o que identifica melhores oportunidades e potencializa o aumento do ticket médio dos seus clientes.
O ticket médio de cliente indica o desempenho que fornece o valor médio de vendas por cliente. Dividindo o faturamento total pelo número de vendas do período se obtém valores relevantes para o ticket médio.
Quando falamos sobre o dia a dia do setor de vendas de uma empresa, a organização torna-se imprescindível para o sucesso e qualidade de tempo. Com controle de tarefas é possível ter uma melhor gestão de tempo e produtividade do vendedor devida a otimização das suas agendas, o que se justifica consequentemente, em vendas.
A automação facilita os processos, ignorando tarefas mecânicas. O vendedor tem tempo para criar um bom relacionamento com o cliente, que oferece vantagens dos dois lados.
O CRM é um benefício do mundo digital que efetua um mapeamento das principais dores do cliente e tem a possibilidade de se antecipar, otimizando o contato e garantindo uma melhor experiência do cliente.
Para aumentar a previsibilidade dos seus negócios, garantir que a prioridade sempre estará no atendimento personalizado é necessário ter um CRM eficiente e nós temos esta solução para você.
Esqueça as planilhas! O registro de follow up em planilhas é ineficiente independente do porte da empresa pois o controle totalmente humano limita o trabalho colaborativo entre os profissionais do setor de vendas. As informações precisam estar centralizadas de fácil acesso para determinar sucesso.
Com a ferramenta de CRM do INTEGRUM, você dispõe de uma solução especializada e te conduz a conquistar ainda mais clientes.
Paula Denise Carlos – comercial@integrum.inf.br
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