Já ouviu falar da Síndrome de Burnout?

Conversando com um colega aqui na Integrum, comentei com ele que gostaria de fazer um artigo sobre o ser humano, saúde, algo assim, não só sobre coisas do negócio no sentido lúdico de nossos artigos e ele prontamente citou: Ouviu falar sobre a Síndrome de Burnout*? Comentei com ele que a expressão não me era estranha, contudo, não sabia o significado exato desta síndrome e fui atrás para entender.

* Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.

Pois bem, descobri que esta síndrome acomete a muitos profissionais, de muitas áreas do mercado, li e me foquei em especial em um artigo sobre a área médica e dele encontrei outro e depois outros artigos sobre uma mais evidente a toda a sociedade que é o Burnout Digital, pelos artigos diversos, fica claro que estamos sofrendo do mesmo mal que sofremos nos primeiros 100 anos de existência do automóvel em nosso meio. Ainda hoje, a mais de um século convivendo com automóveis, pelo volume de acidentes, pelas atitudes de muitos ditos motoristas, temos a clareza de que não dominamos esta ferramenta a contento. Então, eis que a inteligência humana nos trouxe o celular, um computador muito mais poderoso do que jamais poderíamos imaginar a pouco mais de três décadas.

De forma muito natural, para muitos “humanos”, no mundo todo, o primeiro movimento do dia, muitas vezes antes mesmo de lavarmos o rosto, é pegarmos o celular e checarmos as mensagens de WhatsApp, os e-mails e as mídias socias e este fenômeno continua ao longo do dia, seja no caminho para o transporte público, no transporte público, no carro, na sala de aula, no escritório de trabalho, no chão-de-fábrica, no almoço e no jantar, um verdadeiro frenesi, não desligamos nunca e isto tem trazido consequências ruins a saúde humana. O Burnout pode provocar inúmeros sintomas mentais e físicos. Entre os principais, destacam-se:

  • Sensação de esgotamento físico e emocional;
  • Absenteísmo;
  • Oscilação de humor;
  • Ataques de ansiedade;
  • Ideação suicida;
  • Dificuldade de concentração;
  • Depressão;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Palpitações cardíacas;
  • Dores musculares;
  • Distúrbios do sono;
  • Diminuição da libido e impotência sexual;
  • Sudorese.

É um fato, está aí, pois percebemos que mais ou menos impactantemente todos nós, os humanos, somos afetados por este fenômeno e lendo sobre o tema também procurei encontrar boas sugestões para melhor nos adaptarmos a este fato e encontrei algumas sugestões interessantes, que no texto, e por não ser especialista, não são minhas, mas de quem entende do tema. Veja como evitar as consequências negativas do uso exagerado das telas:

1) Comece com um “detox”

“Filtre e bloqueie todos os conteúdos que não são saudáveis para você. A sensação de estar nas mídias sociais tem que ser leve”, aconselha Alexander Bez.

E isso vale para os perfis que mostram mundos completamente irreais, conteúdos que estimulam uma certa positividade tóxica e, principalmente, mentiras ou inverdades.

Pesquise: 20 dicas de autocuidado para prevenir o burnout.

2) Não leve o celular para a cama

Antes de dormir e ao acordar, fique longe dos dispositivos eletrônicos. A luz azul emitida por esses objetos bloqueia a liberação de melatonina — hormônio diretamente ligado ao sono. Ao atrapalhar o funcionamento dessa substância, reduzimos a capacidade do nosso organismo de diferenciar quando é noite e quando é dia, aumentando o risco de insônia.

O que fazer no lugar? Leia, medite, escreva…

Pesquise: Yoga para dormir melhor: série de 10 minutos para afastar o stress e a insônia

3) Faça pequenas pausas

Quem trabalha em frente ao computador precisa fazer pausas. O ideal é que elas sejam realizadas a cada uma hora — mas a cada duas também é válido.

E nada de usar o tempo de descanso para checar as redes sociais, viu? Tome um café, converse com alguém ou apenas coloque o corpo em movimento!

4) Alongue!

Nossos ombros, costas, pescoço e braços agradecem. Passar o dia todo na mesma posição, somado à tensão causada pelo stress diário, pode provocar dores e até lesões. Reserve 15 minutos do seu dia para a prática de alongamentos.

Pesquise: 4 exercícios que todo mundo que trabalha sentado deveria fazer

5) Use a tecnologia para ficar longe da tecnologia

Pode parecer contraditório, mas existem apps que te ajudam a controlar o tempo que você passa no celular – Flipd, Moment e Forest são bons exemplos. E o próprio Instagram mostra a média diária de horas que você gasta na ferramenta.

Então, não é um tema corriqueiro para nós aqui da Integrum, mas, preocupados com nossos colaboradores e os colaboradores de nossos clientes, entendemos que seria bom buscar informações de quem conhece o tema para compartilhar com Vocês.

Abraço forte.

Integrum Inteligência Industrial

Sistema – Cultura – Consultoria

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

Então, quem é o Pedro? Sou um Sr. “50tão” formado em eletrônica na Fundação Liberato no ano de 1989, trabalhei no regime CLT por menos de três anos e logo me vi como empreendedor ao fundar, como sócio, a primeira empresa aos 23 anos. Desde os primeiros dias da vida profissional surgiu uma afinidade e paixão espontâneas pela indústria, especialmente ao participar do projeto de controle da produção em tempo real, “iniciado em 1990”, em uma grande calçadista gaúcha. Essa visão da fábrica ao vivo sempre me inspirou, levando-me ao momento que consegui transformar o que era apenas a coleta de dados em tempo real, em um produto de software, primeiro com uma série de módulos de PCP´s, diferentes para diferentes seguimentos industriais. Logo depois em um único ERP, multidisciplinar. Tudo isto aconteceu pelas mãos de bons e competentes técnicos da indústria de software, meu papel foi empreender, conduzir os envolvidos no caminho do “sonho empreendedor”, investir o que tinha e o que não tinha para tornar o projeto uma realidade. Hoje, além de um robusto ERP, o Integrum ERP, do qual sou o atual principal definidor, atuo com meu time na consultoria de gestão empresarial, no propósito de elevar o nível de resultados da organização e do aculturamento destes e seus profissionais para enfrentarem os atuais e futuros desafios, para seguirem firmes e adiante. Estar liderando a equipe de desenvolvimento, suporte e implantação do ERP, me trás uma visão muito clara e ampla da indústria em todas as relações entre as áreas, o que é cativante e desafiador. Sem mestrados, titulações ou fórmulas prontas, vamos agregando valor e auxiliando empresários e equipes a evoluírem e manterem estabelecidas novas e boas culturas na rotina operacional e estratégicas do negócio. Assim, lidando com as dores destas industrias, vou evoluindo em conhecimento, encontrando e desenvolvendo soluções e me tornando cada vez mais um ser humano completo, humilde e seguro por poder apoiar a sociedade em que vivemos. Sigo o lema de viver o momento, curto a cozinha e bons projetos sociais. Evoluir sempre.