O PROFISSIONAL DESEJADO

Outro dia pesquisei no Google a expressão “o profissional desejado” e houve uma enxurrada de respostas, todas muito interessantes. Gostei muito de uma profissional chamada Michele que tratava do assunto pela ótica do profissional, tudo a ver com a visão de sua profissão na orientação de profissionais, jovens aprendizes e carreiras.

Ela diz mais ou menos o seguinte:

Existe uma crise que afeta a todos e os reflexos desta são muito perceptíveis no mercado de trabalho,

pois há uma maior disponibilidade de bons profissionais

e, por isto, uma maior exigência por parte dos contratantes e menores contrapartidas destes para com os profissionais. Isto deveria sacudir os profissionais no sentido de perceberem se seu segmento tem o nível de empregabilidade afetado ou não, se estão garantidas as suas vagas, e se é o momento de partir para outras opções de mercado. Conseguirá este recolocação?

Atualmente o mercado procura nos profissionais mais do que a experiência, buscam profissionais com habilidades e competências atualizadas, sendo capazes de integrar

O SABER, O SABER FAZER e a ATITUDE PARA FAZER,

atuando na mudança e realizando as ações necessárias. Devem ter uma visão e atuação completa e perceberem de forma integral e capacitando-se para atividades que complementem. As empresas requisitam um profissional mais completo, com uma visão generalista, mas ancorado na sua especialidade para agregar valor. Necessitamos do profissional camaleão, aquele capaz de se adequar às novas realidades e novos modelos de gestão.

Atuando na inteligência industrial de forma efetiva, a Integrum entende que a empregabilidade requer do profissional a capacidade de desenvolver

atitudes e ações que o remetam ao autoconhecimento,

a capacidade de saber se posicionar no seu mercado de atuação e aos nossos clientes o dever de perceberem esta nova realidade.

Atenciosamente
Pedro.
Equipe Integrum.

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

Pedro é um líder de pensamento que se dedica em preparar pessoas para exercerem suas funções com maior eficiência, qualidade e LIBERDADE entregando-lhes motivação e inspiração. Sua jornada como empreendedor é impulsionada por uma paixão genuína pela indústria, presente desde os primeiros dias de sua carreira. Formado em eletrônica pela Fundação Liberato em 1989, Pedro utilizou essa base sólida de conhecimento para desenvolver um espírito empreendedor e uma busca incessante por inovação compartilhada pelos diversos times em que se faz presente. Após uma breve experiência no regime CLT, aos 23 anos, fundou sua primeira empresa. Foi durante um projeto de controle de produção em tempo real para uma grande calçadista gaúcha, iniciado em 1990, que Pedro teve seu momento “eureka”. Ele identificou uma oportunidade de transformar a coleta de dados na produção em um produto de software revolucionário. Com sua visão clara e determinação incansável, Pedro liderou e estimulou seu time para a criação de uma série de módulos de Planejamento e Controle da Produção (PCP) para diversos setores industriais, culminando no desenvolvimento do poderoso ERP Integrum ERP, do qual atualmente é o principal definidor. Embora não possua mestrados ou titulações, Pedro compensa isso com sua habilidade inata de empreender e liderar. Seu desejo incessante e capacidade de reunir talentos e conduzi-los na realização de um sonho empreendedor é notável. Além de liderar a equipe por trás do Integrum ERP, Pedro dedica-se profundamente como consultor de gestão empresarial, focando-se a elevar o desempenho e a cultura organizacional das empresas com as quais trabalha, relacionando-se desde o operador de máquina ao sócio/diretor do negócio com o propósito simples de estimulá-los a serem melhores do que já são. Fora do ambiente corporativo, Pedro encontra prazer na cozinha e dedica parte de seu tempo a projetos sociais que visam contribuir para a comunidade. Sua filosofia de vida é simples: evoluir constantemente e fazer a diferença positivamente, seja no mundo dos negócios ou na vida das pessoas ao seu redor.