Pode até parecer puxão de orelhas, mas não, é apenas a realidade, você SEMPRE tem alguma META, estejam elas veladas ou formalmente registradas, mas as tem, afinal, a empresa é consequência de empreendedores e não há empreendedorismo sem que haja metas associadas. Então propomos algumas dicas sobre o tema:
Registre suas metas
Faça o registro formal delas, ponha-as no papel, é um exercício fantástico, pois ao registrá-las Você naturalmente irá avaliá-las, aprimorá-las, expandi-las, quando necessário, enfim, perceberás em seu íntimo as mesmas e isto fará toda a diferença quanto aos resultados a serem obtidos.
Defina datas
Uma meta sem data é como uma chave sem uma fechadura, não vai servir para nada. “Um dia farei”, “um dia quem sabe”, desculpe, isto não funciona. Estabeleça datas possíveis para o limite de ser, fazer, ou ter. Assim poderás planejar com clareza de propósitos as ações necessárias para que estas metas se concretizarem em realizações.
Veja, perceba, sinta
Outro dia alguém escreveu que uma boa forma de envolver-se com uma meta é torna-la o mais perceptível possível, usou um termo interessante chamado QUADRO DE VISÃO, e explicou o que era uma espécie de mural com fotos e imagens daquilo que representavam suas metas. Exercite seu cérebro a ver, perceber e lembrar daquilo que desejas e que chegastes ao ponto de estabelecer como meta.
Planeje para realizar
A utilização de um plano de ação é crucial para este momento e o 5W2H (“mestre Google te responde o que é”) é uma ótima ferramenta. É preciso que seja crível para Você realizar o seu plano e ele não precisa ser uma tese de mestrado, com a ferramenta sugerida verás que é uma forma simples de contemporizar, definir ações e por fim realizar/ajustar.
Compartilhe
Uma meta pode sim ser compartilhada, mas o faça com quem você confia, com quem pode efetivamente lhe apoiar no objetivo de realiza-la. Ao compartilhá-las estarás novamente exercitando seu desejo e seus objetivos e estarás fortalecendo a convicção que tens sobre cada uma delas. Isso é bom, tanto para você quanto para seu interlocutor, ambos irão “sintonizar na mesma frequência” e acredite, faz a diferença. Sucesso!
Obrigado pela sua atenção.
Abraço.