VIVA ATENTAMENTE A GESTÃO FINANCEIRA DE SUA INDÚSTRIA

Para ter-se uma gestão financeira apropriada, são necessárias análises, decisões e atuações relacionadas com os meios financeiros da empresa. Assim, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle dos recursos da tesouraria. Por fim, ela integra todas as demais áreas da Indústria e se não houver uma adequada administração, irá prejudicar o andamento de toda a empresa.

Independentemente do porte da empresa, há uma necessidade real de se gerenciar a área financeira e isto decorre do simples fato de que a Indústria precisa de recursos monetários para subsistir, para vender, comprar matéria prima, produzir, enfim, é essencial entender que não basta apenas tocar a fábrica, há e precisa haver uma gestão financeira adequada ao negócio.

As dicas abaixo podem lhes ser úteis, faça sua avaliação e esteja ligado na importância de viver também esta área do seu negócio.

a. Projete de forma realista as receitas

Este é um ponto crucial, a gestão financeira requer um certo grau de imaginação, é preciso inicialmente criar algum cenário para entender como as coisas irão acontecer, se devemos acelerar as vendas, segurá-las (normalmente uma opção a não se considerar), enfim, montar um cenário de receitas verdadeiro.

Este é um exercício que deve ser constante e com o passar do tempo a equipe, tenha ela o tamanho que tiver (nº de pessoas), trará cada vez mais, números corretos da projeção de receitas e isto será uma grande vantagem competitiva para a gestão financeira da sua Indústria.

b. Custos, põe um pouquinho mais

Para elaborar as projeções de custos e despesas, é preciso checar os últimos resultados da fábrica e considerar esses dados com uma taxa de favorecimento. Dessa forma, a projeção vai estar o mais próximo possível do resultado real.

Sim, de forma anímica Você deve ver todos os cenários possíveis com o máximo de positivismo, deve ser otimista, mas, nesta projeção de gastos, superestime (não seja otimista), sem extremismos, mas estime mais do que a probabilidade diz que será.

c. Não se distraia com o capital imobilizado

Melhore seu parque fabril, busque equipamentos mais eficientes, mantenha estoques de itens críticos (reguladores), mas faça isto com parcimônia, em especial ao se tratar dos seus ativos imobilizados. Busque linhas de crédito econômicas, mas não se descapitalize, pode ser que Você precise do capital que eventualmente possa ter sido desmobilizado.

d. Cumpra seus prazos

A essência do seu negócio é a fábrica, nos dirigimos especialmente a este público e portanto, falar em cumprir prazos é algo crucial, por diversos motivos, seu cliente espera receber no prazo que combinou, sua fábrica deve fluir para não acumular produtos em atraso na planta e essencialmente não reter faturamento. O financeiro se planejou por conta da data de entrega de sua venda e consequentemente pela expectativa do recebimento da mesma. Cumpra seus prazos, estimule e administre o PCP, Gestor de Fábrica, enfim, todos os envolvidos devem também atuar para a meta (neste caso entregar na data certa).

Outro fator relevante neste ponto, do prazo, diz respeito ao fato de que Você terá que pagar aquilo que foi comprado para entregar sua venda e esta conta, a priori, não deveria vencer antes de receberes de seu cliente.

e. Financiamentos, planeje

Planeje e planeje, analise todas as variáveis para teres certeza que o que contratares de financiamentos esteja dentro de suas capacidades de pagar. Entenda que se fores imobilizar, deves atentar para o quanto o bem imobilizado vai te trazer de retorno e, volte ao início deste parágrafo.

Sucesso a Você.

Grande abraço.

Pedro Moacir Joazeiro

Sobre Pedro Moacir Joazeiro

Então, quem é o Pedro? Sou um Sr. “50tão” formado em eletrônica na Fundação Liberato no ano de 1989, trabalhei no regime CLT por menos de três anos e logo me vi como empreendedor ao fundar, como sócio, a primeira empresa aos 23 anos. Desde os primeiros dias da vida profissional surgiu uma afinidade e paixão espontâneas pela indústria, especialmente ao participar do projeto de controle da produção em tempo real, “iniciado em 1990”, em uma grande calçadista gaúcha. Essa visão da fábrica ao vivo sempre me inspirou, levando-me ao momento que consegui transformar o que era apenas a coleta de dados em tempo real, em um produto de software, primeiro com uma série de módulos de PCP´s, diferentes para diferentes seguimentos industriais. Logo depois em um único ERP, multidisciplinar. Tudo isto aconteceu pelas mãos de bons e competentes técnicos da indústria de software, meu papel foi empreender, conduzir os envolvidos no caminho do “sonho empreendedor”, investir o que tinha e o que não tinha para tornar o projeto uma realidade. Hoje, além de um robusto ERP, o Integrum ERP, do qual sou o atual principal definidor, atuo com meu time na consultoria de gestão empresarial, no propósito de elevar o nível de resultados da organização e do aculturamento destes e seus profissionais para enfrentarem os atuais e futuros desafios, para seguirem firmes e adiante. Estar liderando a equipe de desenvolvimento, suporte e implantação do ERP, me trás uma visão muito clara e ampla da indústria em todas as relações entre as áreas, o que é cativante e desafiador. Sem mestrados, titulações ou fórmulas prontas, vamos agregando valor e auxiliando empresários e equipes a evoluírem e manterem estabelecidas novas e boas culturas na rotina operacional e estratégicas do negócio. Assim, lidando com as dores destas industrias, vou evoluindo em conhecimento, encontrando e desenvolvendo soluções e me tornando cada vez mais um ser humano completo, humilde e seguro por poder apoiar a sociedade em que vivemos. Sigo o lema de viver o momento, curto a cozinha e bons projetos sociais. Evoluir sempre.