Business Intelligence (BI)

A importância de um BI condizente com o negócio

Ouvimos constantemente que o BI (Business Intelligence) é a ferramenta da vez, do futuro ou deveria tê-lo sido desde um passado distante e nos parece que, esta última opção, seria a mais óbvia. Contudo, vivendo o mundo empresarial diariamente, na sua rotina e nos mais diversos segmentos e portes de empresas, percebemos o quanto isto ainda é distante da maioria delas. Precisamos entender que não existem receitas de bolo, que todos os indicadores de um BI serão iguais para quaisquer tipos de negócios, ou que o fornecedor da solução pode “ENTREGAR PRONTINHO” suas visões de BI e que o Usuário irá usá-lo tal qual foi usado ao implementar no outro cliente onde os indicadores foram criados e isso realmente não é bem assim.

A missão do BI

Vislumbramos que o BI tem por missão expor dados úteis, claros e que tragam de forma estratificada estas informações a partir da base de dados do negócio. Perceba, a frase anterior é totalmente verdadeira, mas em nossa visão ela deve estar alinhada com o momento do negócio, com as características e objetivos a serem alcançados nos diferentes tempos do negócio. Neste site, depois de termos nos dado conta da realidade de nossas relações e de mercado, começamos a chamar a atenção, a escrever e tratar sobre o tema: Sistema, Cultura e Consultoria. Percebemos que a grande maioria das empresas não possuem uma clareza de seus indicadores, de como lidar com as informações da sua base de dados. Logo, o PRIMEIRO PASSO é reunir os times, ENCONTRAR AS NECESSIDADES DO MOMENTO, para então sabermos o que de fato é relevante analisarmos e como trataremos as informações obtidas.

A atuação da Integrum na construção do BI

Nesta hora entra a Integrum, o time da Integrum, que vai se sentar com seu time, de forma humilde e respeitosa e estimular o grupo a abordar o momento, buscando saber quais são as informações que requerem atenção, como exibi-las e como lidarão com os dados gerados. Tudo isso através de uma plataforma integrada ao ERP Integrum, sem custos extras. Daí, bom, agora é só tirar proveito de mais este recurso do Integrum Inteligência Industrial.

Entre em contato conosco e vamos construir os indicadores ideais para a sua empresa!